Por muito tempo a carne suína levou a fama de não fazer bem para a saúde, porém, isso ficou no passado. A carne de porco vem sendo reconhecida e recomendada pelos nutricionistas como uma excelente fonte de proteínas. E você pode muito bem adaptá-la na sua dieta. Veja como:

Faça comparações

A carne de porco contém mais calorias e gorduras que cortes mais magros de carne de frango e bovina. A vantagem é que, ainda assim, os suínos são mais magros que os frangos com pele e a carne vermelha com gordura. Sem falar que os cortes são muito saborosos.

O consumo frequente de carne de porco é benéfico para o organismo. A vitamina B1 (tiamina) ajuda na atividade cerebral e aumenta o apetite. Já a niacina traz benefícios para a pele e auxilia no processo digestório.

A carne de porco contém ainda aminoácidos como a leucina, valina e lisina que melhoram nossa imunidade. Mas há que se ter atenção redobrada no seu preparo. É imprescindível que a carne de porco seja de boa procedência.

Versatilidade

Para quem é gourmet, uma excelente notícia. A carne suína é super versátil e cai bem com vários acompanhamentos, como frutas e molhos adocicados. Os cortes podem ser preparados tanto na churrasqueira, na panela ou no forno. Sempre lembrando que consumir suínos mal passados não é recomendado.

Por ser uma excelente fonte de proteínas, proporciona um bom desenvolvimento muscular. O coração também sai ganhando, pois controla o colesterol e mantém estável a pressão arterial.

A carne suína também pode ser adicionada à dieta infantil. As vitaminas A e B, selênio, zinco e ferro contribuem para o desenvolvimento cognitivo, estrutural, psicomotor e sistema imunológico dos pequenos.

Os hipertensos devem incluir a carne de porco no cardápio. A quantidade de sódio é bem menor quando comparada a outros tipos de carne. Pessoas anêmicas também podem acrescentar na alimentação, já que ela garante um bom fornecimento de ferro para o consumo diário.

Tipos de corte

  • Costela: É considerada a parte mais deliciosa do porco, porém, fique atento, pois a costela é muito gordurosa e convém consumi-la com parcimônia.
  • Pernil: O sabor é dos deuses e inclui a alcatra, maminha e picanha. Para seu consumo ser mais saudável, antes de comer retire a capa de gordura.
  • File mignon: É uma carne muito macia e com pouca gordura. Invista no preparo cozido, assado ou grelhado.
  • Joelho, orelha e o rabo do porco: São cortes mais gordurosos e calóricos. Devem ser consumidos de forma moderada.

Frigorífico Juliatto

Há mais de 50 anos o Frigorífico Juliatto atua no mercado da carne suína proporcionando aos seus clientes e fornecedores cortes de excelência. São várias linhas de produtos à disposição dos consumidores.

Clique aqui e saiba mais.