É realmente fácil de errar no preparo do arroz – mas uma vez que você tenha a técnica certa, também é realmente fácil acertar.

1. Lave o arroz

Enxaguar é entediante, mas leva apenas 20 segundos e se livra de amidos empoeirados que podem resultar em excesso de pegajosidade. Basta colocar seu arroz em um coador de malha fina e enxaguar sob água fria até que a água fique limpa.

2. Lembre-se da proporção

Para a maioria dos tipos de arroz, você sempre usará uma proporção de 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água, que você pode escalar para cima ou para baixo. (Verifique duas vezes sua embalagem de arroz para ter certeza.)

3. Leve a água a ferver

Em seguida, mexer em arroz e sal. E se você quiser adicionar uma pouco de manteiga, também, vá em frente – seu arroz terá um sabor bem melhor.

4. Deixe em fogo brando

Após adicionar o arroz, a temperatura de sua água cairá significativamente, e ela parará de ferver. Deixe que ele volte a ferver suavemente (caso contrário, você corre o risco de sua água cozinhar mais rápido do que seu arroz fica tenro).

5. Não tire a tampa

Cubra a panela e reduza o calor para baixo. Embora seja tentador, mantenha a tampa colocada! Não mexa com o vapor. Esse é um ponto muito importante.

6. Cheque a panela após 17 minutos

Para o arroz branco de grãos longos, a dica é usar um temporizador de 17 minutos, sabendo que pode precisar de mais um ou dois minutos. Deixe o arroz ser o seu indicador, não a água. Se houver um pouco de água sobrando, está tudo bem! Basta inclinar levemente a panela para drená-la para fora. (Para arroz integral, considere um tempo de 30 minutos).

7. Deixe descansar

Desligue o fogo, substitua a tampa e deixe descansar por alguns minutos na panela vaporizada. Paciência é uma virtude.

8. Acalme-se!

Use um garfo para misturar e levantar suavemente o arroz para garantir que os grãos não fiquem grudados.

Se você tiver uma panela de arroz, será muito mais fácil. Use a mesma proporção mágica e jogue tudo dentro da panela de arroz, que faz todo o trabalho para você. Quando a máquina diz que está pronta, aplicam-se as mesmas instruções de “deixar ferver” e de “deixar descansar”.

Frigorífico Juliatto

Que tal um bom arroz com carne de porco? A pedida é excelente, e funciona para qualquer refeição.

O Juliato é referência em carne suína, possuindo uma linha completa de linguiças, mortadelas, defumados, salsichas, salames, e muito mais.

Clique aqui e conheça toda a linha de produtos do Frigorífico Juliatto.