Quem costuma consumir carne de porco sabe que é uma carne macia, fácil de preparar, fácil de comer. Isso é devido à sua quantidade de gordura – não é prejudicial, quando consumida com moderação. Um exemplo é o joelho de porco, também conhecido como Eisbein. As pessoas que vão apreciá-lo pela primeira vez já se espantam com a iguaria. É que o prato alemão é, definitivamente, muito grande!

Conheça um pouco mais sobre essa delícia consumida em toda Alemanha, de norte a sul e que, aos poucos, vem conquistando os brasileiros também.

História do Eisbein

O nome do prato é resultado da junção das palavras gelo (Eis) e perna (Bein). Há diversas explicações e histórias para este nome. Uma delas é o tamanho da capa de gordura que envolve a carne, lembrando uma camada de neve. Outra explicação é a de que, antigamente, caçadores não possuíam calçados adequados e, por isso, amarravam o osso do joelho do porco na planta dos pés para andar na neve e evitar congelá-los.

Curiosidades sobre o Eisbein

Há variações do mesmo prato dentro na própria Alemanha. Na região sul, por exemplo, o prato feito com joelho de porco recebe o nome de Haxe. O preparo da iguaria também varia bastante. Além de cozido, o joelho de porco também pode ser grelhado ou assado, o que deixa o prato mais dourado e com uma camada ainda mais crocante.

Já em Berlim, ele é curado e só depois cozido. Como acompanhamento tem-se purê de batatas e chucrute. Cabe mencionar que, em geral, o Eisbein é acompanhado por chucrute (receita feita com repolho).

E, para ajudar a digerir tanta gordura do joelho do porco, os alemães costumam optar por uma bebida destilada (aguardente alemã) chamada Schnapps. Além disso, se no Brasil a feijoada é um gostoso convite à preguiça, na Alemanha, o cochilo após o almoço acontece depois de uma refeição com Eisbein.

Seja qual for a forma de preparo, os acompanhamentos também são apetitosos e combinam com o Eisbein. Como já citamos, podem ser: chucrute, purê de ervilhas ou batatas. E, por falar em batatas, a criatividade do brasileiro pode inovar na forma de prepará-las: inteiras, cortadas, em forma de purê ou frita. A batata-doce pode ser uma alternativa, pois o sabor combina muito bem com a carne de porco.

Qualidade em Carnes

O Frigorífico Juliatto desenvolveu uma linha composta por mais de oitenta produtos à base de carne suína – incluindo o joelho de porco (defumado) – divididos em onze linhas de itens feitos a partir de cortes selecionados. A marca respeita todos os padrões de qualidade, seguindo as normas do Sistema de Inspeção Federal – que determina a total higienização em todo processo de fabricação.

Para mais informações, basta clicar aqui.