A marinada é uma técnica culinária com objetivo de amaciar as fibras da carne, além de agregar sabor às preparações.

É indicada principalmente para as carnes brancas, incluindo a carne suína. Porém, é necessário conhecer a maneira correta de marinar as carnes, tanto para obter uma carne saborosa, quanto para garantir a segurança alimentar.

Para preparar uma marinada existem três tipos de ingredientes básicos.

Ácidos

Ingredientes responsáveis por amaciar a carne quando em contato com as suas fibras, também adicionam sabor ao alimento. Entre eles estão:

  • vinagre;
  • suco de frutas cítricas: limão, laranja e abacaxi;
  • bebidas alcoólicas: como cerveja, cachaça e vinhos.

Gorduras

São importantes para a conservação da marinada, agregam sabor e também facilitam a formação daquela casquinha crocante na carne assada. Podem ser utilizados:

  • manteiga;
  • óleos vegetais: azeite de oliva, óleo de soja.

Temperos

Principais responsáveis por adicionar sabor às carnes, podem ser utilizadas:

  • ervas secas e frescas;
  • vegetais: cebola e alho;
  • Sal.

Dicas de preparo de marinada para carne suína

O tempo da marinada pode variar de 30 minutos a 24 horas, dependendo do tamanho do corte utilizado, quanto maior o corte mais tempo descansando. A marinada deve descansar sempre em refrigeração (geladeira).

É comum a prática de deixar a carne marinar por mais de um dia, principalmente em peças muito grandes. Porém, em se tratando de segurança, o ideal é o tempo máximo de 24 horas, prevenindo proliferação de microrganismos.

Também é preciso atenção a quantidade de sal utilizado, pois o excesso pode causar endurecimento da carne, quanto mais tempo a carne ficar em contato com a marinada, aumenta a absorção dos temperos, portanto menor é a quantidade de sal necessária.

Utilize sacos de celofane para agilizar a marinada, o papel alumínio não é indicado, pois quando entra em contato com o ácido, pode produzir gosto ruim. Também é preciso garantir que a marinada cubra as carnes por completo, portanto, é preciso adequar a quantidade conforme o tamanho da peça que você quer preparar.

É possível usar a mariana para regar a carne enquanto assa no forno ou churrasqueira, mas para isso precisa tomar alguns cuidados. Não utilize muito sal na marinada para não salgar demais a carne. Além disso, ferva a marinada antes de utilizar para regar a carne, pois pode conter bactérias do contato com a carne crua.

Veja algumas sugestões de marinada que harmonizam perfeitamente com a carne suína.

Marinada simples para carne suína

Nos dias mais corridos também é possível comer uma carne suína sem abdicar do sabor que a marinada agrega, deixar a carne nessa marinada simples por cerca de 30 minutos faz toda diferença na sua refeição. Utilize vinagre ou suco de limão, acrescente azeite ou até mesmo o óleo de soja. Para o tempero, escolher aquela base clássica de sal e pimenta, não tem erro.

Marinada de vinho branco

Entre as marinadas com bebidas alcoólicas, o vinho branco é o que harmoniza melhor com o sabor da carne suína, essa receita de marinada é uma ótima opção para aquela refeição especial onde a carne suína será a estrela principal. Acrescente azeite ou manteiga, e temperos como alecrim, louro, alho e cebola.

Marinada de laranja e shoyu

O suco de laranja também harmoniza muito bem com a carne de porco, combine com um pouco de shoyu, para dar um toque especial, acrescente manteiga e temperos como páprica e orégano. Essa marinada simples, porém, com um toque diferenciado, também vai bem em várias preparações.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Julliato conta com uma linha de produtos elaborados com cortes selecionados de carne suína, são mais de oitenta produtos com alto padrão de qualidade, para trazer sabor às suas refeições.

Experimente o sabor que está surpreendendo todo mundo, clique aqui e saiba mais.

Por Laís Grilo