Com origem nas Américas, as pimentas são especiarias que ganharam o mundo na época das Grandes Navegações.

Possuem grande variedade de cores e intensidade de sabor, sendo as pimentas vermelhas consideradas mais fortes que as verdes. Elas também podem ser classificadas em suaves ou fortes, sendo as suaves (mais doces) as menos ardidas.

As pimentas são fontes de vitaminas e minerais importantíssimos ao funcionamento do nosso organismo, além de servirem como temperos para carnes, molhos e outras iguarias.

As principais pimentas utilizadas no Brasil

Pimenta-do-reino: de sabor marcante, mas com ardência leve, ela pode ser utilizada verde (fresca), preta (madura e seca ao sol) e branca (como a preta, porém, sem a casca). A pimenta-do-reino é indicada para quase todos os pratos e é ideal para a preparação de carne suína, peixes, frango e carne vermelha.

Pimenta biquinho: ela era considerada apenas uma planta ornamental, mas nas últimas décadas, passou a ser consumida com frequência no Brasil. Ela fica ótima como tempero de carnes (suína e bovina) e peixes, mas é também conhecida por suas conservas, que podem ser feitas à vinagrete ou com aguardentes.

Pimenta-malagueta: tem ardência de moderada a forte, mas, apesar disso, é pouco aromática. Os frutos são alongados e podem ser utilizados quando ainda verdes ou vermelhos, cor indicativa de maturação. Ela é muito usada em conservas, molhos, molhos de pimenta, em feijoadas, acarajé e outros pratos nordestinos, além de carnes e peixes.

Dedo-de-moça: com picância média e aroma fraco, essas pimentas vermelhas e alongadas são indicadas para molhos, conservas, temperos para carnes, queijos e massas.

Pimenta-de-cheiro: mais comum na cozinha nordestina, as pimentas-de-cheiro apresentam grande variedade de cores, intensidade e formatos. Por possuírem aroma marcante, como o próprio nome indica, são muito utilizadas para temperar saladas e peixes.

Pimenta jalapeño: tem sua origem no México e é ideal para as comidas típicas deste país. Burritos e tacos ganham um sabor todo especial quando contam com esse condimento. Além disso, fica ótima quando combinada com carnes e grãos como feijões e lentilhas.

Tabasco: originária do Chile, é parte essencial de muitos pratos da região, como cozidos e ensopados. Além disso, o tabasco é usado em um grande número de bebidas alcoólicas, como o blood mary e a marguerita.

Pimenta-da-jamaica: deve ser utilizada em conservas e molhos de legumes, carnes de sabor mais acentuado (e mais exóticas), frutos-do-mar e doces.

Frigorífico Juliatto

Com décadas de atuação no sul do país, o Juliatto atende hoje todo o Brasil, sendo referência em carne suína por sua qualidade e sabor inigualáveis.

Clique aqui e conheça toda a linha de produtos do Frigorífico Juliatto.