Um tempero muito popular na culinária mundial, em especial na culinária ocidental, é o manjericão.

O seu suave amargor e aroma característicos, dão água na boca só de pensar. O tempero aromático é muito utilizado principalmente na culinária italiana, acompanhando massas, molhos vermelhos, carnes, entre outras receitas.

O manjericão (cientificamente conhecido como Ocimum basilicum) é uma erva aromática riquíssima em óleos essenciais e que também pode ser chamado de alfavaca, manjericão doce, manjericão-de-folha-larga, basilicão, alfavaca doce ou erva-rea.

O tempero originário da Ásia e África, rapidamente se espalhou pelo mundo, seja pelo seu uso culinário ou medicinal, uma vez que ele é um excelente digestivo, antiespasmódico, diurético, sedativo e antioxidante e é ótimo para ajudar a combater gripes, insônia e para prevenir problemas de pressão alta.

Pode ser facilmente encontrado em feiras de produtos naturais, mas também é uma planta que pode ser cultivada em casa, muito facilmente.

Como usar e comprar o manjericão?

Em primeiro lugar, busque por manjericão com folhas de aparência fresca, uma vez que quanto mais fresco, maior o sabor e aroma. E justamente por manter mais o sabor quando fresco que o manjericão deve ser posto nas receitas no final do preparo, uma vez que o processo de cozimento da folha destrói boa parte do seu sabor.

O manjericão pode até ser armazenado em sacos plásticos por um período curto de tempo, assim como refrigerado, mas como todo tempero em folhas, tende a secar rapidamente. Por isso se recomenda o congelamento (que preserva por um tempo muito maior).

Outra forma em um vaso com os talos na água, num ambiente com luz solar suave, geralmente assim ele pode durar algumas semanas, podendo, inclusive, gerar raízes e podendo ser plantado na terra posteriormente. Também pode ser preservado no azeite de oliva.

Em quais receitas e pratos o manjericão vai bem?

  • Em molhos, em especial o de tomate, ou o molho pesto, onde é o ingrediente principal

  • Em saladas folhosas e de legumes cozidos, como a salada de batata

  • Em pizzas, tradicionalmente utilizado na pizza marguerita.

  • Acompanhando queijos frescos

  • Em bebidas e sobremesas, nesse caso se recomenda o manjericão de folhas menores que tem um sabor próximo à hortelã.

E na carne, como usar o manjericão?

O manjericão dá um toque mais que especial no preparo de frango cozido, ou então em caldos e sopas, acompanhando também legumes, como cenouras e batatas.

Mas não só no frango que o manjericão dá um sabor e aroma apetitosos, na carne de porco, por exemplo, o manjericão acompanha perfeitamente em receitas como carnes de panela cozida ou então assadas, acompanhadas de molho pesto ou molhos de tomate.

E falando em molho de tomate, o manjericão o tempera, perfeitamente. Recomenda-se utilizar esse molho com carnes suínas ou então com carne moída bovina, acompanhando massas, ou o prato de sua preferência.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto é respeitadíssimo pela alta qualidade das suas carnes suínas, selecionadas para melhor agradar aos seus clientes e enriquecer a sua mesa. Na hora da escolha, busque pelos produtos Juliatto, são 11 linhas, com mais de 80 produtos à base de carne suína.

Para saber mais, clique aqui.