Encontrar temperos que harmonizem corretamente com o churrasco é tarefa essencial para todo bom cozinheiro. A variada gama de condimentos disponíveis no mercado pode confundir e trazer combinações não muito agradáveis ao paladar.

Alguns ingredientes como alho, cebola e pimentas já são familiares ao brasileiro, e, quando estes são combinados com outras especiarias, formam a base para o molho chimichurri. Trata-se de um importante tempero para aves, saladas e outros preparos. E quem experimenta dificilmente se decepciona.

Chimichurri, um tempero tradicional para churrascos

Uma das iguarias da culinária argentina é o molho chimichurri. Só pela lista dos componentes é possível observar que a combinação não tem erro. Além da tríade básica da culinária brasileira: cebola, alho e pimenta-do-reino, o tempero ainda inclui salsão, salsinha, orégano, tomilho, louro, pimentão, pimenta vermelha moída, mostarda em pó, vinagre e azeite.

Pode ser encontrado na forma desidratada ou então feito com os elementos frescos. Além de ser muito aromático, ele promove o contraste no paladar e eleva o sabor dos preparos em que é utilizado.

Qual a finalidade do Chimichurri?

A principal função é temperar a comida em que ele é incluído e trazer o sabor de seus componentes. Como se tratam de componentes marcantes, que promovem frescor e qualidades únicas, ele é considerado um molho completo para deixar qualquer alimento em outro nível de apreciação.

Também existe quem escolha o molho chimichurri por sua via saudável, visto a quantidade de propriedades nutritivas que seus ingredientes apresentam. Para isso é recomendado utilizar os componentes frescos, já que algumas características são perdidas na desidratação dos mesmos.

Em que pode ser utilizado o Chimichurri?

Além do uso clássico para marinadas de carnes diversas, como cortes suínos, bovinos ou aves, a versatilidade do molho chimichurri torna sua presença indispensável para realçar o sabor de diferentes preparos. Um exemplo disso é seu uso no tempero de saladas e outras receitas básicas, como arroz e feijão. Na sua forma desidratada, ele pode ser utilizado em pipocas, tortas salgadas, empanados e até em outros molhos, caso se procure uma mistura agridoce, por exemplo.

Como usar o Chimichurri na carne de porco?

Falando especificamente do uso do chimichurri em cortes suínos, algumas dicas são importantes para seu melhor aproveitamento. No caso de churrascos, a primeira recomendação é apostar na marinada de pelo menos 24 horas na geladeira para que a carne resulte em um sabor intenso de todas as propriedades dos condimentos.

Caso não se tenha tanto tempo, 12 horas são fundamentais para garantir a completa combinação entre os componentes. Também é possível utilizá-lo como base para outro acompanhamento que será servido com a carne, como uma farofa ou um molho mais cremoso.

Para refeições rápidas, como filés suínos fritos na grelha, deixar a carne descansando por, pelo menos, meia hora no molho já é garantia de um correto pré-preparo. Isso pode ser repetido para a picanha suína antes de levá-la ao forno, ou para outros cortes semelhantes.

Como os ingredientes do chimichurri são elementos essenciais para realçar o sabor da carne, nada impede que sejam incluídos outros componentes para a receita, como a adição de cerveja ou de frutas que harmonizam bem com a carne de porco, como é o caso do abacaxi. Se o molho ainda é uma novidade nos preparos, o recomendado é utilizá-lo sozinho e depois incluir os ingredientes de maior preferência.

Frigorífico Juliatto

A combinação perfeita do chimichurri com a carne de porco é feita com ingredientes de qualidade. O Frigorífico Juliatto possui mais de 50 anos no mercado, desenvolvendo e estudando práticas para trazer mais qualidade e sabor para seus produtos.

São mais de 80 itens à base de carne suína, que harmonizam com lanches, almoços e, claro, com o famoso churrasco.

Para conhecer todos os cortes suínos de procedência garantida pelo Frigorífico Juliatto clique aqui.