No almoço do dia a dia ou no churrasco do fim de semana, os diferentes tipos de linguiça disponíveis no mercado são uma aposta certeira na mesa da família brasileira. Isso porque, na hora de preparar uma refeição, as linguiças são uma excelente alternativa e vão desde o aperitivo ou prato principal até o ingrediente complementar de outras receitas.

São dezenas de opções e, de fato, cada tipo de linguiça combina com um tipo de preparo. No entanto, é possível adaptar as receitas conforme as preferências pessoais ou, simplesmente, aproveitar melhor o que tem na geladeira.

A variedade ocorre, principalmente, por dois motivos. Um deles são os elementos utilizados no preparo, como o tipo de carne e os temperos agregados à iguaria, afinal, são eles que definem o sabor da linguiça.

O outro motivo é o processo de preparação, uma vez que, a partir da escolha do processo, elas podem chegar frescas, curadas ou defumadas até o consumidor. As linguiças frescas são aquelas cruas, que precisam passar por algum tipo de preparo para serem consumidas.

Enquanto isso, as curadas passam por um processo de cura baseado em sal. Logo depois, passam por um estado de fermentação e secagem. Já as defumadas, passam por uma espécie de cozimento baseado em fumaça, o que promove um sabor marcante à peça. Tanto a curada, quanto a defumada, depois dos respectivos processos, estão prontas para o consumo.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um dos tipos diferentes de linguiça:

Calabresa

Trazendo o nome da região onde surgiu, a cidade italiana de Calábria, a linguiça Calabresa é uma variedade defumada feita exclusivamente de carne suína. Pronta para o consumo, pode ser utilizada como aperitivo, em fatias ou, também, como recheio e cobertura de salgados, tortas e pizzas.

Toscana

A Toscana também é uma linguiça suína. De característica roliça, temperada e fresca, ela precisa ser preparada de alguma forma antes de ser consumida. Versátil, ela é uma boa opção para ser grelhada no churrasco, assada no forno convencional, fritadeira elétrica ou, também, cozida na panela.

Colonial

Apreciada até mesmo durante os cafés da manhã nas fazendas, a linguiça Colonial passa por um processo de cura e de defumação e pode ser consumida, inteira ou em pedaços, a qualquer momento do dia, desde aperitivos acebolados a lanches com pão francês.

Mista

Produzida a partir de um mix de carnes suína e bovina, a linguiça mista é uma iguaria fresca, de sabor suave e que pode estar disponível nas formas crua ou pré-cozida. Duas boas opções para o seu preparo é na brasa ou, também, na panela de pressão.

Pernil

Exclusivamente de carne suína, a linguiça de pernil é apresentada, geralmente, em um formato cilíndrico e fino, o que otimiza seu tempo de preparo. No mercado, existem também as opções condimentadas, chamadas de linguiças apimentadas, que resultam em um sabor picante ao paladar.

Paio

Denominada Paio, essa linguiça tipicamente portuguesa é uma combinação aproximada de 80% de carne de porco e 20% de carne de boi. Durante o preparo, também é adicionado temperos personalizados de acordo com a receita da casa, que tornam o produto único.

Frigorífico Juliatto

No Frigorífico Juliatto, todas as peças são produzidas com carnes nobres e ingredientes de primeira linha, fundamentais para o preparo de uma linguiça de qualidade. Para conhecer as linguiças e também o catálogo com mais de 80 produtos disponíveis.

Acesse o site https://www.juliatto.com.br e conheça mais.