Embora algumas pessoas não saibam, além do sabor maravilhoso, a carne suína possui valor nutricional muito próximo ao da carne vermelha, sendo rica em vitaminas, especialmente as que compõem o chamado complexo B, proteína, potássio, fósforo, minerais, cálcio, zinco e selênio.

Existem cortes de carne de porco dos mais diversos, capazes de agradar os mais diferentes tipos de paladares: mais e menos gordurosos, com sabores mais fortes e mais fracos, e isso influencia diretamente na escolha do vinho que acompanhará o corte na refeição. Há vinhos que acompanham melhor os diferentes tipos de carne disponíveis no mercado e essa harmonização é muito importante para tornar a refeição ainda mais apetitosa. Porém, é fato que nem todas as pessoas sabem como fazer essa combinação perfeita entre comidas e vinhos.

Para auxiliar na deliciosa tarefa de fazer a harmonização dos rótulos com carnes de porco, veja nossas dicas:

Carnes magras

As carnes magras comumente possuem sabor mais suave e harmonizam melhor com vinhos brancos confeccionados com uvas dos tipos Sauvignon Blanc (de origem francesa, mais precisamente na região de Bordeaux) ou Chardonnay (uma das mais cultivadas no mundo todo, por ser de fácil adaptação).

É o caso do lombinho e da picanha suína.

Carnes gordurosas

Ao contrário dos cortes magros, o sabor das carnes gordurosas é mais aguçado, o que pede por vinhos tintos preparados com uvas Merlot (mais utilizada em rótulos de consumo jovem, é também originária de Bordeaux, na França), Pinot Noir (de difícil cultivo e muito delicada), Tempranillo (com berço na Península Ibérica, é muito popular na Espanha) ou Malbec (também da França, desta vez de Cahors, bastante cultivada na Argentina).

Como exemplo de peças de carnes de porco que se encaixam neste tópico, tem-se a costela e o pernil.

Bacon

O bacon, queridinho da culinária brasileira e muito saboroso, é um caso à parte e justamente por isso vem em separado nesta lista. Pela quantidade consideravelmente maior de gordura quando comparado aos cortes acima mencionados, é necessário que o vinho que o acompanha tenha uma presença maior, que é o caso do vinho tinto, especialmente os que são feitos com uvas Merlot.

Isso vale tanto para o consumo do bacon puro quanto para os casos em que ele é um dos principais componentes de um prato, como é o caso das massas à parisiense, por exemplo.

Sugestão de preparo

Vale lembrar que os vinhos citados podem não só acompanhar os cortes de carne de porco, mas também são excelentes quando o assunto é fazer parte da lista de ingredientes para o preparo, principalmente em molhos. De qualquer forma, caso opte por integrar o rótulo à receita, nada impede que o mesmo continue sendo a bebida escolhida para ser servida à mesa. É tudo uma questão de equilíbrio, mas sem perder em sabor.

Produtos de qualidade

Frigorífico Juliatto, fundado no ano de 1967, é responsável por garantir carne suína selecionada e de alta qualidade aos consumidores, ofertando 80 itens divididos em onze linhas de produtos diferentes, sempre trabalhando dentro de rigorosos padrões de qualidade. Um sistema logístico próprio, ágil e seguro torna possível chegar a estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Clique aqui e saiba mais.