Quem já provou churrasco de carne suína sabe o quanto ela pode ser deliciosa. Apesar de não ser tão popular quanto a carne vermelha, ela é muito saudável e rica em nutrientes. Vale a pena incluí-la na sua alimentação.

Então… que tal um churrasquinho?

Talvez você já esteja ficando com água na boca só de imaginar a carne assando na churrasqueira. Mas vá com calma! Confira nossas dicas para escolher o melhor corte de carne suína para seu churrasco:

Filé Mignon Suíno

Corte macio vindo do lombo do porco. Pode ser cortado como bife, escalope ou medalhão. Bem saboroso, cai bem com vários acompanhamentos. A dica de preparo é furar a carne com a ponta da faca, de forma que dê para rechear com os temperos. Passe azeite e salpique alho em pó. Não exagere no sal!

Costela Suína

Faz sucesso em todas as churrasqueiras, porém, contém mais gordura. O assador deve ficar atento ao seu preparo para que a carne não perca a suculência. A dica é marinar ou fazer uso de diferentes temperos e o ideal é assar em forno lento.

Escolha um corte com tons avermelhados e aroma agradável, três dias antes de assar. Pode ser assada inteira, embrulhada em papel alumínio – o que garante a suculência. Tempere com um fio de azeite, páprica, pimenta do reino, uma pitada de sal, alho em pó e um banho de vinagre. A satisfação está garantida.

Lombo Suíno

Ou lombinho. Corte mais magro e leve. Muito cuidado na hora do preparo, pois a carne é de fácil ressecamento. Considerada pelos experts o corte que mais agrada os consumidores, não contém osso e possui muito pouca gordura. O sabor e a suculência não deixam dúvidas do quanto este corte é nobre.

Picanha Suína

Chama a atenção, pois, quando preparada na churrasqueira, o sabor fica diferente de quando é feita no forno. Recomenda-se cortar a carne deixando 1,5 cm de fatia temperando com sal grosso. Se preferir, pode utilizar a peça inteira. Caso vá assar com a gordura, deixe-a virada para baixo e se formará uma crosta. É tão suculenta quanto a carne bovina.

Maminha Suína

Não é nem preciso dizer que este corte é de comer rezando! A maminha é versátil e pode casar com diversos tipos de pratos e acompanhamentos. É uma carne muito suculenta e faz muito sucesso nas churrasqueiras. Quando for fatiar a peça, corte contra as fibras da carne para melhor aproveitamento.

Carré Suíno

Ou bisteca. Vem da coluna do porco e você encontra o corte com ou sem couro. Passe azeite na carne, uma pitada de sal, pimenta do reino de ambos os lados. O ideal é deixá-la marinando por meia hora e depois assar 40 minutos na churrasqueira.

Copa Lombo Suíno

Também é conhecido como sobrepaleta. A gordura é entremeada e a sugestão é comprar a peça inteira e, quando cortar, não fatiar em pedaços muito grossos. O ideal é que seja da grossura de um dedo para assar mais rapidamente. O tempero é simples, não precisa enfeitar muito: sal e azeite. Vale a pena investir neste corte, pois seu sabor é único.

Pernil Suíno

É a coxa traseira do suíno. Ela já é gostosa por natureza, então, o tempero é muito simples. Pimenta do reino, sal (mas não coloque demais) e molho shoyu. Sucesso já está garantido.

Em todos os cortes é preciso ter cuidado para não passar do ponto, já que a carne suína perde a suculência e endurece.

Qualidade Juliatto

Para garantir um excelente churrasco para sua família, você precisa ir ao lugar certo. O Frigorífico Juliatto tem mais de 50 anos de tradição. Os cortes são selecionados e o respeito ao consumidor é o seu norte. A marca possui uma vasta linha de alimentos em que a base é a carne suína. Além do churrasco, você garante também itens para sua feijoada, lanches e aperitivos.

Saiba mais aqui.