A carne suína é uma das proteínas mais buscadas em todas as regiões do país. As deliciosas receitas com carne de porco podem ser encontradas desde o Sul até o Norte do país. A proteína proveniente dos suínos faz bastante sucesso devido ao fato de ser uma carne muito nutritiva e também muito gostosa. A versatilidade da carne suína também é outro ponto importante que justifica o seu sucesso. São cortes para todos os gostos e todos os tipos de preparos.

Existem várias receitas clássicas, bem como modernas, em que a carne de porco é a grande estrela do prato. Barriga de porco na panela de pressão com melaço de cana, a clássica bisteca de porco – junto com feijão e arroz – forma um dos pratos feitos mais buscados em todo o país, o pernil e o lombo de porco recheado são outras opções muito interessantes com carne de porco.

Como fazer?

Se tem algo que ninguém gosta é daquela carne de porco mal preparada, ou seja, dura, com aspecto borrachudo e totalmente seca. Apesar de ser uma carne muito saborosa, é preciso saber fazer o corte de carne de porco escolhido, pois, do contrário, o resultado pode ser uma carne seca e muito dura.

A boa notícia é que existem formas simples e eficientes de deixar a carne de porco macia. São dicas que podem ser feitas no dia a dia. E seguir algumas delas pode ser aquele toque final que vai deixar sua receita incrível!

Dicas para amaciar a carne de porco

A primeira dica para conseguir uma carne de porco macia é investir numa boa marinada. Além de garantir que a carne ficará macia, a marinada também resulta em outro fator muito importante para a receita: agrega muito sabor ao corte escolhido. A dica para uma boa marinada para carne de porco é utilizar algum elemento ácido ou uma enzima amaciante. Opções clássicas são sucos de frutas cítricas como o limão, laranja e abacaxi que combinam e muito com a carne de porco.

Quem prefere apostar apenas no próprio gosto da carne poderá optar pelo clássico martelinho de carne. Bater na proteína com o martelinho ajuda a quebrar as fibras musculares e isso contribui bastante para que a carne fique macia e suculenta.

Outra opção muito interessante e acessível são os amaciantes de carne. Existem versões em pó e líquida. É muito importante ler as instruções de uso do amaciante, pois uma quantidade exagerada faz com que a carne fique desmanchando, sem textura alguma.

Uma dica essencial é estar atento ao modo de preparo do corte escolhido. Um exemplo simples é o pernil de porco: é preciso assar, inicialmente, no forno, com papel alumínio e depois finalizar sem o papel para dourar. O lombo, por sua vez, é uma carne mais magra e tende a ficar seca, por isso, o mesmo procedimento é recomendado. A bisteca deve ser assada na frigideira, por exemplo, em fogo alto para não soltar líquido e ficar ressecada.

Por fim, a última dica é cortar a carne de porco contra a fibra. Com fibras mais curtas a carne tende a ficar mais macia, fácil de mastigar e mais suculenta. Isso pode ser feito tanto em cortes grandes como nos menores.

Frigorífico Juliatto

Para uma receita maravilhosa com carne de porco é preciso contar com produtos de qualidade. A linha completa do Frigorífico Juliatto dispõe de mais de 80 produtos à base de carne suína. São cortes selecionados, de qualidade e que atendem aos mais rigorosos padrões do mercado, com opções para todos os gostos, receitas e ocasiões.

Para mais informações é só clicar aqui.