As estações mais frias do ano se aproximam e com elas o apetite pelas refeições fartas e quentes. Pensando nisso, reunimos a seguir 5 tipos de saladas quentes para acompanhar a carne de porco que, além de ser extremamente saudável e nutritiva, também pode ser preparada em receitas deliciosas.

1 – Joelho de porco com repolho refogado

Na culinária típica alemã, o joelho de porco é servido com uma clássica conserva de repolho chamada de chucrute. No entanto, em solos brasileiros é possível personalizar a receita e servir o joelho de porco com repolho refogado.

Ambos os pratos levam poucos ingredientes. Embora seja simples, o tempo de preparo do joelho de porco é mais demorado – uma vez que ele é levado para cozinhar e, em seguida, para assar.

Enquanto isso, o tempo de preparo do repolho é surpreendentemente rápido. A dica é deixar o vegetal todo fatiado e lavado e, nos minutos finais do joelho de porco no forno, refogar o vegetal com alho e cebola.

Acompanhamento: um purê de batatas inglesas ou até mesmo de batatas doce são ideais para acompanhar as iguarias que têm muito sabor, aroma e texturas marcantes.

2 – Pernil suíno com caponata de berinjela

A caponata de berinjela é uma salada quente de origem italiana, mais precisamente da região da Sicília. A caponata nada mais é do que berinjela em cubos salteada com tomate, cebola e azeite de oliva.

Ela faz uma excelente parceria com o pernil suíno, que pode ser assado ao forno ou cozido na panela de pressão. Essa última opção deixa a carne de porco bastante macia, que permite que a peça seja servida deliciosamente desfiada.

Acompanhamentofatias de pão caseiro combinam bastante com a dupla pernil suíno e caponata de berinjela. Uma taça de vinho branco completa o cardápio.

3 – Bisteca suína com ovos cozidos

A bisteca suína é um corte muito versátil, pois pode ser preparada na panela de pressão, grelhada na frigideira ou chapa de ferro, assada no forno convencional ou fritadeira elétrica, entre outras opções.

Para consumir ainda mais proteínas, sirva com uma deliciosa salada quente de ovos cozidos. Para isso, é só cozinhar alguns ovos de galinha ou codorna, descascar e temperar com sal e pimenta do reino.

Acompanhamento: uma travessa recheada de bisteca suína com ovos cozidos combina perfeitamente com polenta ou angu de fubá. Fique à vontade para escolher a sua favorita.

4 – Linguiça suína com salada de mandioca

Uma refeição bastante prática e que economiza tempo na cozinha é a linguiça suína com salada de mandioca. Ambos exigem poucos processos e podem ser preparados ao mesmo tempo.

A linguiça pode ir ao forno, na grelha ou até mesmo na panela de ferro. Enquanto isso, a mandioca é cozida na panela de pressão. Depois de cozida, pique a mandioca em cubos pequenos, adicione uma porção de maionese, salsinha e cebolinha e sirva a seguir.

Acompanhamento: uma salada de folhas verdes escuras como couve, rúcula ou agrião temperadas com bastante sal, limão e azeite deixa o prato mais colorido e cheio de fibras e vitaminas.

5 – Lombo suíno com salada de batata, cenoura e couve-flor

Outra opção para quem gosta de praticidade na cozinha, a combinação lombo suíno e salada de batata, cenoura e couve-flor é uma ótima pedida. Isso porque enquanto a carne é assada no forno os vegetais podem ser cozidos na panela de pressão.

Acompanhamento: esse cardápio pede apenas um simples arroz branco, uma vez que os protagonistas são o lombo e a salada. Para completar, basta um molho holandês à base de manteiga, gema e suco de limão.

Com tantas opções saborosas e suculentas, fica difícil escolher uma só para incluir no cardápio da semana, não é mesmo? Então, aqueça os almoços e jantares com as deliciosas sugestões deste artigo.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto é especialista em produtos à base de carne de porco há cinco décadas. Para atender toda a demanda, conta com 11 linhas e mais de 80 produtos em seu catálogo. Conheça todo o portfólio e faça a sua encomenda pelo site: www.juliatto.com.br.