Com um sabor intenso e versátil, a carne suína conquista a todos por suas possibilidades gastronômicas.Você sabia que incluir carne de porco na dieta pode ser benéfico para sua saúde? Além de ser uma riquíssima fonte de proteínas, contribuindo para o bem-estar muscular e auxiliando no controle do colesterol, a carne suína possui muitas vitaminas, como a vitamina A e B, e também substâncias importantes como selênio, ferro e zinco.

Agora, se, quando você pensa em carne de porco, já imagina uma grande quantidade de gordura, não se preocupe! Existem cortes como o pernil, lombo e bisteca que podem ser consumidos sem peso na consciência.

Então, já que é uma fonte de proteína tão benéfica e saudável, além de deliciosa, por que não preparar um belo cozido suíno daqueles de dar água na boca? Para fugir dos preparos rotineiros ou para evitar as frituras, um pernil suíno cozido é perfeito.

Como fazer?

Selecionar um corte de qualidade, escolher os temperos ideais, os acompanhamentos corretos e saber o modo de cocção para esse prato pode até parecer uma tarefa difícil, mas trazemos aqui algumas dicas úteis:

1 – O corte ideal

Para o cozido, é interessante uma carne suculenta e macia, portanto, o pernil é uma boa opção. Mas não basta isso.

2 – Temperos

Nesse preparo, alguns ingredientes são indispensáveis: bastante cebola, alho, pimenta do reino e sal a gosto. Porém, se a intenção é ultrapassar o básico e encantar os amigos e parentes, a páprica doce deve estar presente. Essa especiaria deriva de uma diversidade de pimentões e possui variedades picantes, mas para o porco a páprica doce é a combinação perfeita. Outro tempero que vai elevar seu cozido é o limão, que não só confere mais sabor, como também auxilia no cozimento da carne, deixando-a bem macia.

3 – Tempo de cocção

Esse é um ponto crítico para que o seu prato fique perfeito, afinal, quando a carne suína passa do tempo certo na panela, perde muito de sua suculência. O cozido pode ser feito tanto em uma panela comum, como em uma panela de pressão. Em todo o caso, a regra de ouro é: não tenha medo de experimentar. Assim, teste a consistência e textura até que chegue à cocção de seu agrado. Vale lembrar que, caso utilize a panela de pressão, o tempo no fogo será consideravelmente menor.

4 – Acompanhamentos

Dentro da panela, é possível misturar cenoura, batata, inglesa ou doce, e tomate, sempre provando e corrigindo os temperos, se for necessário. Os legumes mais adocicados combinam com a carne de porco e equilibram o paladar, já o tomate trará acidez ao prato, tornando-o mais leve. Na hora de servir, vale a pena acrescentar coentro, salsinha ou cebolinha para fornecer mais frescor e ao lado uma porção de arroz branco, para completar essa deliciosa refeição.

Extra: cozido bem colorido

Com o intuito de evitar um cozido pálido, a dica é, antes de colocar o pernil na panela, doure-o em uma frigideira, com um fio de gordura de sua preferência, alho e cebola. Depois, capriche nos tomates e garanta um prato bem douradinho.

Quer testar essa receita em casa?

Não esqueça do primeiro passo: escolher bem o corte que irá utilizar. Por isso, o Frigorífico Juliatto é o seu maior aliado, já que oferece cortes maravilhosos de porco com a qualidade e segurança que você merece. As carnes do Frigorífico Juliatto são selecionadas cuidadosamente, permitindo que sua família tenha o melhor.

Clique aqui e saiba mais.