De aroma muito característico e sabor leve, as propriedades da hortelã vão muito além de seus benefícios para a saúde.

Isso porque, combinada aos ingredientes certos, ela tem a capacidade de harmonizar não só com pratos doces, mas também preparos salgados. Quando se trata de tempero e acompanhamento da carne suína, sua presença é apreciada em molhos, condimentos e até geleias.

Na sequência é possível conhecer um pouco mais sobre as características desse vegetal e como aproveitá-lo na carne de porco.

Hortelã

Uma das principais características da hortelã está na sua versatilidade. Muito conhecida por seu uso em chás e infusões, ela também tem outras atribuições na culinária. Por ser muito aromática e mentolada, é frequentemente utilizada na produção de balas e chicletes e até de óleos culinários. O que pouco se explora é seu potencial para tornar pratos salgados mais especiais. Assim como o uso de ervas finas, a hortelã traz frescor para a comida e pode elevar o conceito de um prato pelo contraste de sabores.

A seguir estão algumas recomendações de como utilizar a hortelã nos preparos em que a carne de porco é o prato principal.

Molhos com Hortelã

Uma forma de sugerir um novo sabor para uma refeição, dando a opção de quem não gostar do tempero também participar, é criando um molho a parte. Como a hortelã não é um condimento usual, essa é uma boa opção para iniciar seu uso em pratos salgados e conhecer melhor sobre sua participação na degustação da carne. O molho pode ser utilizado no lombo e na costela suína, com o adicional de ervas como manjericão e alecrim e um elemento cítrico, como vinagre ou vinho seco. A dica é balancear os componentes para trazer diferentes sensações para quem estiver provando.

Geleias com Hortelã

Por sua consistência, as geleias são muito utilizadas para acompanhar petiscos. Fazendo bolinhos de carne moída suína como entrada em um jantar, é possível preparar uma geleia de hortelã para trazer outro sabor como complemento. Ela também pode ser utilizada na montagem de lanches, como hambúrguer suíno, e produzir contraste na degustação. Porém é necessário atenção para a composição dessa geleia, pois, apesar de muito aromática, a hortelã por si só não garante o efeito desejado. A recomendação é uni-la com outros ingredientes, como alho, cebola e pimentas.

Temperos com Hortelã

Um grande acerto no preparo de qualquer carne é garantir um tempo de descanso para que o tempero escolhido se agregue à peça escolhida. Nesse momento é importante criar conjunto bastante aromático para realçar o sabor do prato e, nesse caso, a hortelã se encaixa perfeitamente. A dica é utilizá-la em marinadas ou pastas para o tempero de cortes suínos, como picanhas e costelas.

A quantidade também precisa ser adequada, já que, ao contrário do alho, em pouca dose a hortelã some no tempero, e em exagero pode tornar o prato enjoativo. A dica é ir sempre experimentando para não errar na dosagem e garantir a porção ideal. Outra recomendação é uni-la com especiarias complementares, como pimenta do reino, ervas finas e limão.

É possível encontrar facilmente a hortelã desidratada em mercados e casas de produtos naturais, muitas vezes no formato de sachês para chás. Porém, para maior qualidade no preparo da carne, o recomendado é se utilizar a planta fresca. Nesse caso, se o cozinheiro não possuir o vegetal em seu quintal, floriculturas são uma boa saída para encontrar o tempero. Essa dica também pode ser estendida para outros ingredientes, como manjericão e a salsinha, que trazem muito mais sabor em sua forma original.

Frigorífico Juliatto

Uma forma de conhecer novos sabores é experimentando novos temperos. No Frigorífico Juliatto existe uma linha temperada de carnes suínas, feita especialmente para quem deseja apreciar um corte de qualidade e ainda desfrutar diferentes condimentos. Entre as opções estão costelas, paletas, picanhas e lombos suínos. Uma variedade ideal para cada ocasião.

Para conhecer todos os produtos da linha temperada do Frigorífico Juliatto é só clicar aqui.