Para um churrasco completo não pode faltar uma opção de carne suína, afinal o sabor único da carne de porco é a preferência nacional. Devido à versatilidade dessa carne, existem cortes ideais para utilizar em muitas preparações, desde as mais simples até as mais elaboradas, adicionando um toque gourmet ao seu churrasco.

Veja alguns cortes ideais e suas formas de preparo:

Picanha suína

Esse corte nobre é a estrela dos churrascos brasileiros, naturalmente macia e suculenta, ganha um sabor diferenciado na churrasqueira, quando comparada com preparações ao forno, por exemplo. Além disso, a picanha suína é mais barata que a picanha bovina, conciliando sua qualidade com um preço mais acessível.

Para um resultado perfeito, os cuidados começam desde a escolha da picanha, prefira carnes com bastante marmoreio e boa capa de gordura. Essa característica é importante para obter uma carne suculenta e saborosa após assar.

Tempere com sal grosso, caso queira assar a peça inteira, faça vários furos na capa de gordura, isso aumentará a suculência da carne. Também é possível cortar em fatias de 1,5 cm, depois deixar assar por cerca de 15 minutos.

Bisteca

Também chamada de carré suíno fatiado, é retirado da região da coluna do animal, podendo apresentar o couro, o corte inclui parte da costela, lombo e filé mignon. Por isso, é considerada uma peça completa em sabor e textura, ideal para a churrasqueira.

Para o tempero pode ser utilizada uma marinada de azeite, sal grosso, alecrim e pimenta-do-reino. Embrulhe em papel alumínio, deixe assar em temperatura média, por cerca de 20 minutos, virando a carne na metade desse tempo.

Costela suína

Esse corte suíno clássico vai muito bem na churrasqueira, sua carne rica em gordura esbanja suculência, quando preparada da maneira correta. Para isso, o ideal é uma marinada mais elaborada, adicionando ácidos como vinagre ou suco de frutas cítricas, gorduras como azeite ou manteiga. Além de sal e temperos, alho em pó e pimenta-do-reino combinam muito bem.

Após deixar marinando por cerca de 12 horas, embrulhe em papel alumínio e leve para a grelha em fogo médio, a carne deve assar por cerca de uma hora, depois retire do alumínio e volte para a grelha por cinco minutos, para finalizar.

Paleta

A paleta suína é uma das opções mais baratas entre os cortes suínos para churrasco, porém, ela não perde em sabor e textura. Isso porque, é possível utilizar a marinada e o cozimento lento na grelha, para tornar a carne macia e suculenta.

Escolha uma peça que contenha uma boa camada de gordura superficial, também é possível cortar a carne em fatias de um centímetro para agilizar o preparo. Cubra totalmente a carne com uma marinada, de limão, azeite, sal e temperos, como alecrim e pimenta vermelha. Deixe marinar por no mínimo uma hora, depois leve para a grelha em fogo brando até assar completamente.

Pernil

Um corte retirado da coxa traseira do animal, apresenta carne com menos gordura, porém muito saborosa, que não perde a maciez se reparada da maneira correta. Devido ao tamanho da peça, o ideal é escolher o pernil fatiado para a grelha.

Essa carne saborosa combina com um tempero simples, adicione sal, shoyu e pimenta-do-reino. Asse em fogo médio, deixando cerca de 30 minutos de cada lado, é preciso ter atenção, pois a carne pode endurecer caso passe do ponto.

Frigorífico Juliatto

Frigorífico Juliatto conta com mais de 80 produtos a base de carne suína, produzidos seguindo rigorosos padrões de qualidade e higiene. Conheça o sabor que está conquistando o Brasil, e escolha o corte de carne suína ideal para o seu churrasco!

Clique aqui e saiba mais.