Existe um mito de que a carne suína faz mal para a saúde, devido ao tipo de gordura que apresenta na sua composição. A verdade que você precisa conhecer é que é possível ter alimentação saudável com equilíbrio e variedade de alimentos. Incluindo o consumo de carne suína, que quando consumida em quantidades adequadas é muito benéfica para a saúde, sendo um alimento nutritivo, fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Veja mais.

Carne suína engorda e aumenta o colesterol ruim: mito ou verdade?

Esses são alguns dos maiores medos associados à inclusão de carne suína na dieta, entenda melhor o porquê dessas crenças serem apenas mitos, e como é possível comer carne de porco sem peso na consciência.

Em relação ao ganho de peso, não existe nenhum alimento que sozinho consiga engordar alguém. É preciso considerar a alimentação na sua totalidade, para identificar o consumo excessivo de calorias ou desequilíbrio nos tipos de alimentos ingeridos.

Portanto, é possível emagrecer comendo todo tipo de alimentos, principalmente alimentos nutritivos como a carne suína. Basta buscar as recomendações dos órgãos de saúde, ou até mesmo, ajuda de um nutricionista para prescrição de dietas personalizadas.

Mesmo para quem precisa controlar o consumo de colesterol por questões de saúde, é possível incluir carne de porco na alimentação. Isso porque, o avanço tecnológico na criação desses animais permite a produção de carne com menor teor de gorduras e maior quantidade de músculos.

Além disso, a maioria da gordura do animal fica separada das fibras musculares, abaixo da pele (toucinho), o que possibilita realizar sua retirada. Por isso, atualmente existem opções de cortes magros, apresentando quantidade de gorduras saturadas e colesterol similar, ou até mesmo, menor que a carne bovina e a de frango (com pele). Veja alguns exemplos:

  • lombo;
  • filé mignon;
  • pernil;
  • bisteca (sem a gordura superficial);

Outro ponto importante é a forma de preparo, prefira o consumo de carne suína cozida, assada ou grelhada. Além de adicionar menos gorduras e calorias, esses tipos de preparações são adequadas para obter uma carne saborosa e nutritiva.

Benefícios de incluir carne suína na dieta

A carne suína é uma ótima fonte de proteínas, pois possui quantidade adequada de todos os aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo e precisam ser ingeridos por meio dos alimentos.

Também possui boa quantidade do mineral potássio, e menor teor de sódio, comparada a outras carnes, como frango e boi. Essas características tornam a carne de porco uma aliada para quem possui pressão alta (Hipertensão Arterial Sistêmica).

Contem alto teor de selênio, sendo maior que os demais tipos de carne, essa substância antioxidante é muito importante para a proteção das células e estruturas do organismo contra a ação dos radicais livres.

Além de apresentar boa quantidade de ferro, maior que a carne de frango, a composição da carne suína também favorece a digestibilidade e absorção desse mineral pelo organismo. Por isso, o consumo equilibrado desse alimento auxilia na prevenção e tratamento da anemia ferropriva (deficiência de ferro).

Outros minerais importantes presentes nesse alimento são:

  • cálcio;
  • zinco;
  • fosforo;
  • magnésio.

A carne de porco também é fonte de vitaminas, incluindo as do complexo B, substâncias indispensáveis para várias funções metabólicas, incluindo a produção de energia pelas células, essencial para o funcionamento do organismo. Entre as vitaminas estão:

  • vitamina A;
  • cobalamina (B12);
  • piridoxina (B6);
  • niacina (B3);
  • tiamina (B1);
  • riboflavina (B2).

Essa riqueza de nutrientes da carne de porco traz inúmeros benefícios à saúde, inclusive para o desenvolvimento de pessoas em fase de crescimento, sendo perfeitamente compatível com uma alimentação equilibrada e saudável.

Frigorífico Juliatto

A carne suína é saudável e nutritiva, além de saborosa. Por isso, a linha de produtos do Frigorífico Juliatto conta com mais de oitenta produtos à base de carne de porco, produzidos com alto padrão de qualidade. Para você enriquecer a sua alimentação com cortes selecionados, incluindo os cortes magros, conheça o sabor que está conquistando todo mundo, clicando aqui.

Por Laís Grilo