Muitas vezes existe a preocupação de economizar ao comprar os alimentos. Mas você sabia que é possível economizar ainda mais apenas tomando alguns cuidados na forma como a comida é preparada e guardada?

Separamos algumas dicas interessantes que podem ser colocadas em prática a qualquer momento, tornando mais fácil a sua rotina ao mesmo tempo em que promove economia. Confira!

Congele os alimentos

Congelar os alimentos não somente ajuda a evitar que eles estraguem, como também agiliza o dia a dia. Afinal, alguns dias podem ser mais agitados que outros e, nesses casos, ter algumas refeições prontas para ir ao forno facilitam muito.

Ao menos uma vez por mês, dedique algum tempo preparando porções adequadas de alimentos que possam ser levadas ao congelador e preparadas rapidamente.

Tampe as panelas

Apesar de ser algo muito óbvio, é sempre bom lembrar de tampar as panelas enquanto os alimentos estão cozinhando. Ao fazer isso, o calor é melhor aproveitado. Como resultado, os alimentos cozinham mais rápido e você economiza gás.

Outra sugestão interessante é usar a panela de pressão. Além do cozimento ser muito mais rápido, a economia de gás é ainda maior, sem contar que é possível cozinhar de tudo nas panelas de pressão.

Aproveite as sobras dos alimentos

Um dos passos mais importantes para economizar no preparo dos alimentos é saber como reaproveitar as sobras, evitando o desperdício. Ao fazer isso, você evitará jogar dinheiro fora e não precisará fazer muitas visitas ao mercado, uma vez que a comida renderá por mais tempo.

Uma dica é conferir alguns canais de culinária no YouTube. Muitos deles oferecem dicas e receitas práticas especificamente para as sobras como, por exemplo, aproveitar a carne moída do almoço para fazer recheio de outro prato.

Corte todos os alimentos

Caso exista a necessidade de cortar os alimentos, é interessante fazer isso de uma vez só. Ao deixá-los refrigerados e já cortados, evita-se que estraguem e o preparo fica mais rápido e prático.

Para economizar ainda mais, deixe-os em temperatura ambiente até que descongelem por completo evitando assim o uso do forno micro-ondas.

Recicle e reutilize

Há várias maneiras de “reciclar e reutilizar” os alimentos na cozinha:

  • enrole as cebolinhas e coloque suas raízes na água;
  • a gordura do bacon pode ser guardada para fazer ovos e panquecas;
  • sobras de biscoitos para fazer pudins;
  • caldos de carne e outros preparos podem ser congelados e usados posteriormente;
  • o iogurte que está próximo de vencer pode ir para o freezer e virar picolé.

Faça você mesmo

Muitos produtos usados no dia a dia dentro da cozinha podem ser feitos por você. Por exemplo, é mais barato fazer seu próprio molho de saladas do que comprar. Comprar os vegetais inteiros e picá-los em casa ou criar as próprias misturas de especiarias. Vale usar a criatividade para adequar tudo ao gosto de seu paladar.

Frigorífico Juliatto

Para economizar ainda mais em sua cozinha é essencial contar com produtos de altíssima qualidade.

Por isso, se você gosta de preparos que envolvam carne suína e produtos relacionados, conte com o Frigorífico Juliatto. São cortes de qualidade e mais de 80 itens à sua disposição.

Conheça mais sobre a linha de produtos Juliatto clicando qui.