Um negócio não se constrói e tem sucesso sozinho, mas, sim, pela união e comprometimento entre aqueles que desenvolvem e consomem determinado produto ou serviço. O cliente é a chave para o crescimento de um estabelecimento e, para garantir a fidelização e satisfação dele, o ponto fundamental é haver um bom atendimento.

Se pararmos para analisar, somos todos clientes e prezamos pelo respeito, comprometimento e compreensão, pois é o fato de nos colocarmos no lugar do outro que nos auxilia a encontrar as melhores soluções e destacar-se no mercado.

Segundo o relatório da Customers 2020: A Progress Report, os consumidores encontram-se propensos a gastar 17% a mais para fechar negócio com empresas que fornecem um atendimento de qualidade. Além disso, cerca de 77% delas afirmam que uma experiência positiva seria um ponto chave para indicar um negócio aos amigos. Atualmente, vivemos na era da economia da experiência, ou seja, construímos ideias e valores acerca das experiências que coletamos ao longo da nossa trajetória, independentemente se foi positiva ou não. Dessa forma, é necessário fornecer ao cliente momentos marcantes que gerem nele a vontade de retornar e construir uma relação duradoura e fiel.

Um bom atendimento possui diversas vantagens:

  • Fidelização e retenção do cliente: Um bom atendimento sempre faz o cliente retornar. É importante lembrar que o atendimento excelente deve ocorrer tanto no pré, quanto no pós-vendas e que a equipe deve estar ciente a respeito das estratégias desenvolvidas pela empresa para despertar os melhores sentimentos nos clientes.
  • Aumento da credibilidade e confiança: Experienciar um atendimento de qualidade faz com que os clientes se sintam mais à vontade e propensos a indicar o negócio para amigos, aumentando a credibilidade no mercado e construindo uma rede de confiança entre público e empresa.
  • Aumento do valor do Ticket Médio: Atender bem os clientes, consequentemente, intensifica o número de vendas, elevando o Ticket Médio. Isso demonstra como se encontra a relação do cliente com a marca e se ele está satisfeito ou não.
  • Redução de custos: Possuir clientes fidelizados, que compram com frequência e que engajam com a marca, auxilia na redução do investimento no marketing, fonte principal para encontrar novos clientes. Isso não significa que você deva parar de buscar novos consumidores, mas sim, reduzir significativamente o investimento por outras formas, como por exemplo, programas de fidelização, entre outros.

Tendo isso em mente, é importante destacar que cada cliente é único e deve ter um atendimento personalizado, o que fará com que ele se sinta especial e mais próximo da sua empresa. É importante ouvir o cliente para que, juntos, seja possível encontrar uma solução. É, também, necessário fazer com que eles compreendam a visão, a missão e os valores do seu negócio, pois, dessa forma, será possível construir uma relação mais harmônica e de qualidade. Além disso, se for do interesse da marca, pesquisas de satisfação podem ser utilizadas para entender os pontos positivos e negativos da relação entre público e empresa e fazer as modificações necessárias – sempre visando a construção de um negócio mais humano e que se preocupa com o bem-estar e felicidade de seus consumidores.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto possui uma linha completa de alimentos à base de carne suína que oferece sabores surpreendentes e qualidade para a mesa do brasileiro. Com mais de 80 produtos, a marca possui seu diferencial, sendo destaque em inovação, totalmente comprometida com o meio ambiente e responsável pelo bem-estar do consumidor, sempre buscando evolução e crescimento.

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