A venda é um processo fundamental para uma empresa, mas, para que o lucro planejado seja alcançado, também é muito importante fazer cotação de preços com eficiência. As condições de compra para abastecer o estoque são essenciais, além de ser um fator que impacta diretamente nas receitas da empresa.

Dessa forma, dispor de parâmetros válidos para fazer a comparação entre diferentes condições de compra é uma etapa importante na hora do planejamento. Sem esse tipo de prática na empresa dificilmente o negócio encontra os fornecedores ideais para que os custos das compras não comprometam as receitas futuras e, consequentemente, o lucro buscado.

O que é a cotação de preços?

A cotação de preços é, justamente, a comparação de diversos tipos de condições quando a empresa precisa fazer uma compra. Além dos preços encontrados no mercado, a cotação também tem como base analisar as condições de pagamento, marca e qualidade dos produtos ou insumos que serão adquiridos, capacidade de entrega dos fornecedores bem como quaisquer outros parâmetros que influenciem diretamente as operações da empresa.

A importância da cotação de preços é o fato que de essa prática busca manter o padrão de qualidade exigido e definido pela empresa, com os menores custos possíveis. Com uma cotação de preços minuciosa, o empreendedor poderá abastecer a empresa com os produtos e insumos desejados, sem que isso comprometa as receitas da empresa.

Como tornar a cotação de preços mais eficiente e reduzir custos na empresa?

A primeira dica para melhorar a cotação de preços da empresa é negociar os valores com maior frequência. É muito importante não assinar contratos de longo prazo com os fornecedores, pois, nesse caso, a empresa perde o poder de barganha.

É fundamental possuir, no mínimo, três opções diferentes de fornecedores para cada tipo de produto ou insumo necessário para o negócio. Dessa forma, será possível fazer uma análise mais detalhada de todas as condições impostas pelos possíveis fornecedores e definir aquele que melhor se encaixa nas exigências financeiras e padrões de qualidade.

Se for possível, a empresa deve sempre priorizar compras em grande escala. Compras em grandes quantidades geralmente reservam os maiores tipos de descontos. Para isso é preciso ficar atento ao prazo de validade dos produtos bem como vida útil de determinados itens.

O estabelecimento sempre deverá estar em contato com os fornecedores. A negociação é constante e não pode ser deixada de lado mesmo que um contrato muito bom esteja em vigência. Negociar é a principal forma de conseguir mais redução de custos. Além disso, é fundamental que o empreendedor saiba exatamente aquilo que ele precisa para que a cotação seja feita com exatidão. Quanto mais detalhadas as exigências da empresam mais fácil será definir quais os fornecedores corretos a serem buscados no mercado, quais os preços que cabem no orçamento da empresa e quais são as melhores de condições de compra.

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