Para alcançar o sucesso de um negócio é preciso ter gerenciamento. Acompanhar o desempenho da empresa por meio de estratégias e técnicas é essencial para atingir as metas para conseguir bons resultados financeiros.

Os indicadores de vendas são grandes aliados para identificar oportunidades no mercado. Eles mostram as consequências das decisões, se elas deram lucro ou prejuízo, indicando onde os gestores devem realizar melhorias.

Indicadores são métricas que analisam os resultados que a empresa alcançou, fornecendo informações qualitativas e quantitativas para o negócio. Por meio dos resultados é possível analisar os acertos e erros e, assim, elaborar novas estratégias que tragam lucro.

Veja quais são os principais indicadores que não podem faltar em um negócio:

CAC (CUSTO DE AQUISIÇÃO POR CLIENTE)

Esse indicador mostra todo investimento feito para que o consumidor se transforme em um potencial cliente. O CAC analisa as estratégias de marketing feitas para captar clientes, mostrando se os gastos em propaganda são maiores que as compras realizadas.

CICLO DE VENDA

Busca calcular o período necessário para que uma pessoa faça sua primeira compra, desde a primeira vez que entrou e olhou os produtos da loja. Quanto menor o ciclo, significa que as estratégias de marketing estão sendo aplicadas corretamente, ou seja, em pouco tempo as pessoas se interessam em adquirir produtos da empresa.

CHURN RATE (TAXA DE ROTATIVIDADE)

O churn rate calcula a saída e entradas dos clientes de um negócio. Por exemplo, uma empresa vendeu para 500 pessoas, contudo somente 100 clientes voltaram a comprar novamente na empresa. Para contornar a situação, os gestores pensam em formas de reconquistarem seus público-alvo visando melhorar a credibilidade da marca.

FOLLOW UP (TAXA DE ACOMPANHAMENTO)

Acompanha os contatos e trajetos realizados pelos consumidores durante seu processo de compra. Dessa forma, analisa a experiência de consumo, o percurso que fazem até se tornarem clientes e melhores meios de relacionamentos que atendam suas necessidades.

TAXA DE CONVERSÃO

A taxa de conversão avalia o desempenho dos vendedores. Está relacionada às ocasiões que a equipe teve para converter potenciais compradores em clientes. Com esse indicador é possível analisar as estratégias de vendas, quais foram mais significativas para o negócio, e se resultaram no aumento da receita.

TICKET MÉDIO

O ticket médio acompanha o comportamento dos clientes com a empresa, mostrando o gasto médio por pedido durante determinado tempo É essencial para os gestores planejarem e elaborarem planos de ação. Outro ponto importante é que o ticket médio está diretamente ligado à receita da empresa.

Antes de aplicar os indicadores é necessário definir os objetivos da empresa. Logo depois, escolher os indicadores e verificar como podem interferir nos resultados do negócio.

Os indicadores impactam no aumento das vendas, contribuindo no acompanhamento do desempenho da empresa, resultando no crescimento financeiro.

FRIGORÍFICO JULIATTO

O Frigorífico Juliatto está há mais de 50 anos no mercado, sendo um grande fornecedor de produtos de carne suína. São mais de 80 produtos à base de carne de porco. Clique aqui e saiba mais.