Todo empreendedor precisa manter um bom planejamento para negociar com os fornecedores, e para isso você precisa estar preparado e levar em consideração alguns pontos importantes, afinal, uma boa negociação é aquela em que todos os lados cedem e ainda assim saem ganhando.

Ter em mente o que se pretende negociar, conhecer os fornecedores, entender o outro lado, ser sincero e evitar conflitos com o seu fornecedor, são pontos básicos que você precisa estar atento antes de começar qualquer negociação.

Dessa forma, separamos 4 dicas essenciais para que você possa manter uma boa relação com os seus fornecedores, medidas essas que irão potencializar as negociações que envolvem os prazos de entrega dos seus produtos.

1 – Defina os objetivos da negociação

O primeiro ponto é saber exatamente o que você vai negociar. Esteja preparado para essa negociação, pois você precisa realmente saber o que quer ganhar com isso: se é prazo, preço ou uma quantidade maior de produto. Assim, independente das suas intenções, é necessário estar preparado para quaisquer etapas da negociação.

Uma dica que ajuda muito nesse ponto é a Pesquisa de Mercado. Analise outros fornecedores e concorrentes do seu fornecedor, não para tirar vantagem a fim de prejudicar, mas para você saber exatamente o que ele pode oferecer. Municiado das informação certas, você vai chegar preparado para todos os procedimentos que envolvem as negociações.

2 – Conheça o seu fornecedor

Para fazer uma boa negociação, é imprescindível conhecer o seu fornecedor. Ao saber mais detalhes da sua atuação, é possível descobrir quem poderá lhe ajudar melhor na hora de negociar os prazos de entregas, de forma a manter uma relação que estabeleça confiança de ambos os lados.

Nesse sentido, às vezes você pode estar negociando com uma pessoa que não seja o responsável principal por tomar as decisões. Ao construir uma boa relação e conhecer melhor o seu fornecedor, você consequentemente vai receber o suporte privilegiado das pessoas que realmente podem garantir agilidade nos processos e melhoria nos serviços.

3 – Entenda o outro lado da negociação

Entender o "outro lado da moeda" consiste em um exercício diário de empatia. Ou seja, é essencial se colocar no lugar do seu fornecedor e entender como você reagiria diante a determinada situação. Tenha em mente que o seu fornecedor possui limites e metas específicas para alcançar um objetivo, assim como você também tem as suas metas e objetivos bem definidos.

Dessa forma, o que deve ser feito é um equilíbrio entre as suas pretensões e os limites do fornecedor, de modo a evitar conflitos que podem impactar de forma negativa nos rumos dos negócios. Por meio da empatia, vale pensar sempre na posição do fornecedor na hora de desenvolver as suas negociações, pois uma negociação boa é aquela em que os dois envolvidos saem ganhando.

4 – Evitar conflitos de interesses

Um fator que pode gerar grandes conflitos é criar situações forçadas. Tentar obter certos benefícios ou conseguir algum tipo de desconto, pode induzir o fornecedor a tomar uma ação voltada exclusivamente para os seus interesses pessoais.

O problema surge se o fornecedor perceber essas segundas intenções (possíveis barganhas), por exemplo ao falar que "o outro fornecedor oferece um desconto maior em determinado produto ou tem mais agilidade nos processos". Isso pode causar uma grande dor de cabeça que gera um conflito de interesses desnecessário.

Nesse caso, o bom senso sempre deve prevalecer, pois independente dos interesses, é necessário ser franco nas relações que envolvem os processos da negociação, principalmente na hora de tomar uma decisão importante ou fechar um acordo com o fornecedor. Portanto, mantenha sempre a transparência e evite se preocupar com questões que destoam completamente dos rumos das negociações.

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