O papel alumínio é um daqueles itens que não podem estar em falta na cozinha. Ele é bastante versátil e pode ser utilizado em diversas situações. A principal delas é quando o assunto é a preparação de um delicioso assado no forno – eles são clássicos da gastronomia mundial, ou seja, estão presentes nas diferentes culturas pelo mundo. Não importa se é um assado com carne bovina, suína ou de aves, ter papel alumínio será essencial para o processo.

Apesar de ser um item bastante prático e presente em todas as cozinhas, o papel alumínio ainda causa algumas dúvidas em muitas pessoas. A mais comum é justamente qual lado do papel deve estar exposto ao forno durante a preparação no forno. Vale destacar que esse item contém dois lados, um deles é mais fosco e o outro é brilhante.

A resposta para o questionamento acima é: o lado brilhante deve sempre estar virado para a parte interna, ou seja, aquele que fica em contato com o alimento que está sendo coberto. Logo, o lado fosco do papel alumínio deve estar virado para a parte externa, exposto ao forno. Um dos motivos para isso é que a parte brilhante é mais lisa, portanto, as chances de grudar no assado são bem menores. Além disso, o lado brilhante também é mais eficiente na hora de manter o calor interno, algo desejado na hora de fazer o assado perfeito.

Para que serve o papel alumínio na hora de fazer um assado?

Uma das grandes preocupações durante o processo de preparo de qualquer tipo de proteína, seja ela bovina, suína ou proveniente de aves, é justamente o ponto final que o assado terá. Essa é uma característica importante, pois uma carne suína, por exemplo, quando passa do ponto acaba ficando borrachuda e seca. Ou seja, a textura é bastante desagradável.

É justamente para atingir um ponto perfeito que o papel alumínio é utilizado no início do cozimento no forno. Se a proteína for colocada em contato direto com o forno desde o início do processo, corre-se o risco de assar toda a parte externa da carne, até mesmo queimar, e ainda ter um assado cru na parte interna. Mas se o assado for coberto no início do processo, então o assado primeiro cozinha com o vapor, fazendo com que a proteína fique uniforme.

Depois de cozido, basta remover o papel alumínio e deixar o assado no forno por mais alguns minutos. Esse tempo final será essencial para que a parte externa da proteína fique com um aspecto visual mais bonito, a pele do suíno dourada, por exemplo. Além disso, esses minutos finais também serão essenciais para chegar ao ponto perfeito do assado.

Como assar as carnes utilizando o papel alumínio?

Não tem mistério! Muito menos dificuldade de usar o papel alumínio na hora de fazer um belo assado no final de semana. O primeiro passo é separar o recipiente que irá ao forno. Logo depois, basta temperar a carne escolhida.

Com a proteína bem temperada, também é possível colocar algumas ervas, temperos a gosto e legumes na travessa para agregar mais sabor. Com tudo pronto, é só pegar uma boa folha de papel alumínio suficiente para cobrir bem todo o recipiente, com a parte brilhosa virada para o lado da carne. Pronto! Já pode levar o assado ao forno.

Agora é só ter atenção ao tempo de cozimento que deve ser considerado com o papel alumínio. Após isso, o papel alumínio deverá ser removido e o assado fica no forno até formar aquela crosta maravilhosa que traz ainda mais sabor para a receita.

Frigorífico Juliatto

Se, no próximo assado para o almoço em família, a carne suína for a escolha, o Frigorífico Juliatto é o melhor lugar com as melhores opções de carne de porco. Desde o lombo até o pernil suíno, é possível encontrar excelentes cortes para o assado de domingo. Uma linha completa com mais de 80 produtos à base de carne suína de grande qualidade é um dos diferenciais do Juliatto.

Para mais informações é só acessar aqui.