São diversos os fatores que levam uma empresa a sofrer com os prejuízos. Uma má gestão operacional, sem dúvida, provocará um aumento dos desperdícios. Para descobrir quais são eles é fundamental fazer uma varredura em todos os setores da empresa para identificar as despesas desnecessárias e minimizar os custos operacionais.

Confira algumas medidas que podem deixar seu negócio mais eficiente e produtivo:

Material e estoque

Saber gerir o estoque da empresa é um fator muito importante na redução de desperdícios. Uma empresa que produz mais do que consegue vender corre o sério risco de perder materiais, insumos e o tempo dos seus colaboradores. Planeje muito bem a quantidade de produção de acordo com a demanda real. Ter um elevado número de produtos no estoque leva a vários problemas como validade vencida e inutilização de mercadorias. Além disso, o estoque em excesso pode ficar armazenado de forma indevida pela falta de espaço.

Manutenção de equipamentos

Quando a empresa necessita de maquinário para desenvolver suas atividades, os equipamentos devem funcionar a contento para não interromper o fluxo produtivo. Mas, se houver algum tipo de defeito que paralise a produção, gastos irão acontecer.

manutenção preventiva é a grande aposta. A prevenção irá reduzir perdas de uma forma muito eficiente, já que os riscos de falhas e erros diminuem consideravelmente. Havendo qualquer defeito em uma das máquinas já é o bastante para aumento de gastos na empresa. Lembre-se que é muito melhor identificar o problema antes que ele aconteça que deixar que se instale e interrompa toda a produção.

Economia de luz

Poupar energia é evitar desperdício de luz. E nem é tão difícil assim depois que nos conscientizamos disso. Substitua equipamentos antigos, instale lâmpadas led, usufrua da luz natural, desligue as luzes e os aparelhos no final do expediente.

Economia de água

O uso consciente é o passo inicial para evitar desperdício de água. Instale torneiras com sensor. Fique atento aos vazamentos, aposte na captação da água da chuva e conscientize os colaboradores sobre a necessidade de economizar.

Coworking

Esta modalidade tem sido uma escolha interessante para empresas pequenas. Se não há necessidade de manter uma estrutura fixa, o compartilhamento de escritórios é uma ótima maneira de economizar custos básicos como água e luz.

Reutilização de materiais

Hoje em dia ser sustentável significa também reduzir desperdícios. É possível reutilizar recipientes de embalagens e produtos, conforme o caso, e evitar gastos desnecessários. Vale a pena investir em ações que visam o reaproveitamento, não apenas por economia, mas por fatores ecológicos e sustentáveis.

Aluguel de maquinário

O maquinário também merece atenção especial. Se sua empresa possui equipamentos parados, pense na possibilidade de alugar para outro negócio. O contrário também vale. Não adianta investir em equipamentos que terão pouco uso ou que funcionarão apenas para determinados trabalhos. Na maioria das vezes o aluguel sai bem mais em conta. E, caso o seu negócio não precise mais do maquinário, basta devolver para o locador.

Frigorífico Juliatto

São mais de 50 anos oferecendo carne suína de qualidade aliada à confiança que somente empresas como o Frigorífico Juliatto transmitem aos seus clientes e fornecedores. A variedade de produtos é de encher os olhos e de dar água na boca. Vale a pena conhecer a linha de mais de 80 produtos como salames, mortadelas, bacon, salsicha e salsichões, defumados e linguiças.

Clique aqui e saiba mais.