Pedir comida em casa é um hábito de muitas pessoas, ainda mais com as facilidades que os aplicativos de delivery oferecem. Basta instalá-los no celular e em poucos cliques o pedido é feito.

As empresas podem escolher diversas plataformas para inserir seus produtos. Todas oferecem facilidades e benefícios – tanto para a empresa quanto para o cliente. Justamente por isso, escolher uma delas acaba sendo uma tarefa difícil para o estabelecimento que opta pela entrega dos produtos.

Como escolher uma plataforma de delivery

Antes de pensar em soluções mais sofisticadas, tenha em mente que a plataforma deve ter pelo menos o básico – que inclui: possibilidade de pagamento com cartão de crédito e cálculo automático do pedido de acordo com o local de entrega. Além disso, é fundamental que o sistema de gestão da plataforma facilite a organização de pedidos que chegam e que saem. Assim não acontece retrabalho, nem perda de tempo e de produtos.

Para além dos critérios citados, há ainda outros pontos que são essenciais para a escolha de uma plataforma de delivery. Confira abaixo:

1. Valor mensal e gratuidade

No mercado há plataformas gratuitas e pagas. Normalmente, as que oferecem seus serviços gratuitamente entregam opções mais básicas. Algumas delas oferecem também uma versão premium que conta com serviços diferenciados.

Optar por plataformas que possuem versões gratuitas é uma boa para quem está começando e não possui um alto número de pedidos, nem dispõe de uma verba tão alta para investir nesse serviço.

Já as versões pagas são boas opções para quando o negócio está mais estabelecido, possui uma clientela fiel, os pedidos são maiores e já conta com um valor bom em caixa.

2. Possibilidade de testar a versão paga

A maioria das plataformas de delivery oferecem um período de teste, em geral, sete dias, para que o dono ou gerente da empresa confirme se suas necessidades serão atendidas por ela.

Mesmo que essa prática seja realizada por quase todas as plataformas de delivery, é sempre bom confirmar se realmente haverá esse período de teste antes de decidir por uma delas. Afinal, um valor considerável estará sendo investido.

3. Tipo de negócio

Claro que existem plataformas mais genéricas que podem ser usadas para qualquer tipo de estabelecimento. No entanto, algumas empresas possuem peculiaridades que só serão atendidas por plataformas feitas exclusivamente para o tipo de negócio que estão inseridas.Por isso, os responsáveis pela empresa devem avaliar a fundo se a plataforma oferece todos os recursos que a empresa necessita.

Por exemplo, um estabelecimento que vende alimentos precisará que a plataforma escolhida ofereça recursos para criar perguntas do tipo qual o ponto da carne, tipo de cobertura ou tamanho da pizza.

4. Site e aplicativos próprios

Quando a empresa começa a crescer e a clientela fidelizada aumenta, é comum que haja a necessidade de criar um site e aplicativos próprios. O site aumenta a credibilidade da empresa, enquanto o aplicativo melhora a praticidade dos clientes. Logo, escolher uma plataforma de delivery que permita a criação de ambos os recursos é uma boa opção.

Mesmo que a curto prazo não se pense nisso, em algum momento surgirá a necessidade de ter site e aplicativo e é bom que a plataforma utilizada já tenha esse serviço, caso contrário será necessário trocá-la ou ficar sem o site e o aplicativo próprios.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto é um excelente fornecedor de carnes suínas que oferece os melhores produtos não apenas ao consumidor, mas também aos que parceiros comercializam itens que envolvam esse tipo de carne.

Clique aqui e saiba mais!