Simples atitudes realizadas no momento do atendimento ao consumidor podem trazer resultados impressionantes ao seu negócio, resultando em fidelização do cliente e excelentes retornos financeiros.

Ao mesmo tempo em que o atendimento ao cliente pode fazer com que determinados negócios tenham um desempenho excepcional e fiquem rapidamente conhecidos, ele pode manchar o nome da empresa por anos.

Como acertar no momento do atendimento de forma que possa atender a necessidade do seu cliente e fidelizá-lo a sua loja?

Veja algumas dicas que podem fazer seu estabelecimento conquistar mais clientes e manter os que já estão em sua carteira:

Atender bem o cliente é mostrar em um primeiro momento a identidade da sua empresa

O consumidor é o principal fator de obtenção de lucros. Tratá-lo bem e fidelizá-lo é extremamente necessário para o sucesso do estabelecimento. Em uma era em que a internet fornece um campo aberto para a comercialização de produtos, o cliente antes mesmo de consumir ou contratar um serviço realiza uma breve consulta na internet. Seja para verificar se a instituição fornece o que ele deseja, ou para conferir a avaliação que outros consumidores tiveram em relação à experiência de compra.

O mercado atual de consumo exige que além de atender as necessidades do cliente, também o surpreenda entregando algo a mais do que foi contratado. Surpreender o cliente positivamente estabelece um relacionamento a longo prazo de confiança e fidelidade.

Como posso atender bem o meu cliente?

O primeiro passo é identificar as necessidades reais do perfil do seu cliente. Às vezes a resposta não é tão óbvia quanto parece. Por exemplo, no caso de uma pizzaria, muitos gestores podem imaginar que a necessidade real do cliente é simplesmente pedir uma pizza. Porém, dependendo de alguns fatores a necessidade do cliente pode ir além: como por exemplo, a necessidade de ser atendido no horário, a qualidade de produtos e sabor incomparável, ou ainda, um lanche para a família com o menor custo possível de investimento.

Ou seja, esses dados que irão traçar o perfil do seu cliente e os reais desejos relacionados ao consumo do seu produto podem ser facilmente identificados por meio de pesquisas de satisfação e questionários. Há diversos modelos na internet indicados por especialistas.

Outro ponto que merece bastante atenção é em relação ao preparo de sua equipe. Investir em treinamentos e fazer com que seus colaboradores tenham ciência da missão, visão e valores da empresa podem, não apenas motivá-los, mas, também, prepará-los para atender melhor ao cliente. Os colaboradores que entendem os fundamentos básicos da empresa, tendem a tomar boas decisões no atendimento básico e na gestão de conflitos com o consumidor.

Comunicação é tudo! Atenda sempre o seu cliente no maior número possível de canais de comunicação: pela internet, telefone, redes sociais. A expressão verbal no momento do contato com o consumidor também conta. Esclareça todas as dúvidas, comunique-se de maneira clara, objetiva e transparente – certamente essas ações trarão conforto e segurança em adquirir seus produtos ou serviços.

Algumas práticas de CRM “Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, também fazem a diferença para a fidelização dos consumidores. Focar na agilidade nos procedimentos, responder às expectativas do cliente, além de um controle que mostre o perfil de compra, últimos pedidos realizados podem auxiliar em boas estratégias de vendas.

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Fundada em 1967, o Frigorífico Juliatto oferece produtos selecionados, atendendo aos padrões de qualidade e focando na total satisfação do cliente. Desde o início de suas atividades, a empresa vem investindo pesado em instalações, recursos humanos e inovação para colocar os melhores produtos na mesa dos brasileiros.

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Texto de Adriana Silva Souza