Com as altas temperaturas registradas no verão, é comum que as refeições sejam elaboradas com pratos mais leves e agradáveis ao clima. No entanto, como variar o cardápio e ainda assim garantir sabor e refresco para a comida?

A primeira dica é apostar nos cortes suínos, que além de serem preferência no paladar do brasileiro, possuem menos gordura, tornando-se um par excelente para saladas e outros acompanhamentos.

A seguir estão algumas combinações de pratos com carne de porco para contornar o calor do começo de ano e trazer mais frescor para as refeições:

Saladas variadas

A harmonização das folhas verdes é um item que não tem erro no preparo e se torna um elemento neutro para o prato principal. Temperada ou não, uma salada traz, por si só, toda a suavidade para complementar o preparo de carnes no fim de semana. Além da famosa alface, outras opções que combinam muito bem com os suínos são o repolho e a couve fresca. Também nos churrascos não pode faltar o vinagrete – uma ótima escolha para acompanhar a panceta suína ou temperar as folhas selecionadas.

Molhos cítricos e agridoces

Para contornar a gordura presente na carne e ainda realçar seu sabor, a aposta em molhos traz também mais suculência para a refeição. Um exemplo são os condimentos à base de laranja, maracujá ou abacaxi, mas isso pode ser variado conforme preferências próprias. O importante é ter um elemento cítrico, como o limão ou vinagre, caso não se queira o doce da fruta. Além disso, pimentas em dose moderada podem ser uma agradável surpresa nos molhos. O bife de chorizo com legumes ao molho de maracujá, ou o lombo suíno com molho de frutas vermelhas, são excelentes dicas para surpreender no fim de semana.

Purês de frutas ou leguminosas

Trazer diferentes texturas para a refeição contribui não só para aguçar o paladar, como também ajuda a diversificar a rotina de preparos. Uma opção muito conhecida é o purê de batatas, mas é possível se aventurar um pouco nesse momento e descobrir novos sabores. Um exemplo é o purê de maçã, que combina bem com a costelinha de porco, ainda mais quando essa inclui o molho barbecue. Outra opção não muito convencional, mas que vale a pena ser experimentada, é o filé suíno temperado com ervas e acompanhado de purê de frutas vermelhas.

Farofas

As farofas devem ser leves, pois, ingredientes em excesso podem pesar no estômago. Esse é o momento de trazer frutas, castanhas e elementos cítricos para o preparo. Também é possível trazer muito sabor incluindo ervas finas, pimenta do reino e a combinação infalível de cebola e alho refogados. Nesse contexto, uma recomendação é a salada de banana da terra, que ao lado de uma salada de agrião, harmoniza perfeitamente com a picanha suína. Além disso, para quem simpatiza com a uva passa, ela pode ser usada para contrastar com o salgado da carne.

Legumes assados

Para quem procura uma opção que seja leve e fácil de fazer ao mesmo tempo, nada melhor que apostar nos acompanhamentos assados. Para não competir com o sabor da carne, a dica é balancear os temperos utilizados e escolher opções como abobrinha, cenoura, berinjela e outros legumes que sejam rápidos de cozinhar e delicados ao paladar. Outras opções, como a vagem, não precisam nem ir ao forno, podem ser grelhadas e acompanhar o lombo de porco, por exemplo.

Frigorífico Juliatto

Para garantir a qualidade dos preparos, é importante escolher carnes de procedência garantida. No Frigorífico Juliatto, rígidos padrões de segurança resultam em cortes suínos selecionados para o consumidor. E são diversas as categorias de produtos que se pode encontrar, inclusive uma linha de carnes temperadas, feita para trazer mais agilidade e praticidade na cozinha.

Mais detalhes sobre toda a linha de produtos do Frigorífico Juliatto é possível encontrar aqui.