Armazenar as carnes no freezer tem três grandes vantagens: conservar o alimento por mais tempo, manter o sabor e os nutrientes da carne, além da facilidade e comodidade de poder comprar uma quantidade maior desses alimentos de uma só vez e prepará-los aos poucos.

Continue lendo e veja como guardar carnes no freezer corretamente:

Como guardar as carnes no freezer?

O local correto para armazenar a carne que não será utilizada imediatamente é no freezer da geladeira. É importante mencionar que para que a carne mantenha o sabor e os nutrientes, a temperatura dever ser de -18ºC, pois só assim será possível manter o sabor e os nutrientes do alimento.

Para melhorar o armazenamento, a carne precisa ser congelada com as gorduras e cartilagens. Assim, não limpe a carne antes de congelar, pois elas agem como uma camada que protege a carne e evita seu ressecamento. Além disso, é preciso evitar as peças muito grandes, pois demoram mais tempo para solidificar, favorecendo a formação de cristais de gelo – o que pode alterar a qualidade da carne. Os cristais no interior das células musculares rompem as fibras da carne propiciando a perda de líquidos, promovendo o ressecamento da carne.

É fundamental se atentar às embalagens dos produtos. Assim, os recipientes precisam estar limpos, com a tampa e a borda do pote bem vedadas. Se as carnes estiverem numa embalagem de isopor, deixe-as assim, pois ela é propícia para o armazenamento no freezer.

Como descongelar as carnes?

Tão importante quanto o congelamento é o descongelamento. O ideal é retirar as carnes do freezer e deixar na geladeira por cerca de 24 horas, ou seja, ela vai descongelar em refrigeração, e não sobre a pia, como costumamos fazer. Esse processo evitará uma contaminação. Além disso, ao descongelar devagar (um dia todo) e dentro da geladeira, a carne manterá sua textura intacta.

Por quanto tempo as carnes podem permanecer no freezer?

As carnes têm forte tendência a serem contaminadas por fungos, bactérias e outros micro-organismos, devido à sua enorme quantidade de proteína e do alto teor de água. É por isso que, além de serem armazenadas corretamente, precisam de um período ideal de armazenamento.

Um erro muito comum é imaginar que, quando congeladas, as carnes têm prazo de validade quase eterno. Mas isso não é verdade. E cada tipo de corte requer um tempo de congelamento. Confira:

  • congeladas e em pedaços: duram oito meses;
  • congeladas em bifes: aproximadamente seis meses;
  • carne moída: até três meses;
  • carnes temperadas: qualquer que seja o corte, sua durabilidade é de três meses;
  • carnes cozidas: essas também duram três meses.

Produtos Juliatto

O Frigorífico Juliatto possui uma linha com mais de 80 produtos à base de carne suína, divididos em 11 linhas de produtos com cortes selecionados subdivididos em: linguiças, mortadelas, linha lanche, salsichas e salsichões, defumados, salames e copas, defumados, linha temperada, linha festa, food service e salgados. Saiba mais aqui.