Desafios fazem parte da vida do empreendedor. Além de ideias inovadoras e muito trabalho, é preciso uma boa condição financeira para que a empresa consiga crescer e prosperar. Por esse motivo, o planejamento financeiro é essencial para qualquer organização que deseja avançar em sua jornada rumo ao sucesso.

Sem um planejamento bem feito, não é possível traçar estratégias de crescimento e tomar decisões para manter a empresa competitiva no mercado, portanto, é de grande importância que os gestores organizem os gastos e prevejam o lucro. O planejamento financeiro pode trazer ótimos resultados. Saiba mais:

Vantagens

O planejamento financeiro é uma projeção das receitas e gastos por um período, permitindo que a empresa administre o dinheiro de forma organizada e consciente, investindo na melhora da infraestrutura e aperfeiçoamento do produto.

Uma das principais vantagens que planejar as finanças traz para o empreendedor é a clareza das movimentações, como receitas e despesas que a organização tem a intenção de atingir naquele período.

Caso sejam alinhadas a uma análise de mercado bem elaborada e ao cenário com os objetivos empresariais, essas projeções podem fazer do planejamento financeiro uma das ferramentas de maior importância na estratégia de negócio.

Realizar a organização financeira também auxilia no monitoramento das metas e a descobrir se a estratégia aplicada está funcionando corretamente ou se precisa ser reajustada.

Outro benefício é a economia proporcionada por ele. Por meio da otimização de custos efetiva é possível diminuir alguns gastos desnecessários e realocar os recursos para outros investimentos mais necessários no momento.

Como elaborar?

O objetivo da empresa será seu principal guia na construção do planejamento financeiro empresarial, ou seja, como o empreendedor imagina que ela estará no futuro. Normalmente, os gestores começam a planejar as finanças quando o negócio está iniciando ou no final do ano, pensando nos objetivos que almejam alcançar no ano seguinte, contudo, não é preciso se prender a essas datas. O importante é que o planejamento seja integrado às rotinas empresariais e ao cronograma do empreendedor.

Analise o cenário atual

Para dar início ao planejamento, é preciso avaliar detalhadamente a realidade da organização, envolvendo as variáveis financeiras (receitas e custos) e o modelo de negócio da empresa.

O segundo passo é projetar todos os cenários possíveis, sendo que o ideal é dividi-los em pelo menos três categorias:

  • Otimista: quando a empresa tem mais demanda do que hoje. Conheça o quanto ela pode produzir e se a equipe está preparada para acompanhar o crescimento.
  • Realista: a empresa pode se manter com o mesmo ritmo se as variáveis financeiras permanecerem como estão atualmente?
  • Pessimista: embora não seja o cenário mais esperado, é preciso estar precavido com uma reserva financeira para esta situação.

Por fim, nunca se esqueça de revisar seu planejamento financeiro, fazendo correções periódicas ajustadas às necessidades da empresa.

Frigorífico Juliatto

Possuir um financeiro bem planejado é essencial para o progresso da empresa. Focar na qualidade do produto também é um fator decisivo para o sucesso, e o Frigorífico Juliatto sabe muito bem disso.

No mercado desde 1967, o Frigorífico Juliatto vem investindo em instalações e tecnologia para trazer sempre as melhores carnes para o consumidor.

Clique aqui e saiba mais.