Manter uma comunicação ativa com os clientes é um passo importante para o sucesso de qualquer negócio. Entregar um bom atendimento garante a satisfação do consumidor e aumenta as chances de fidelização e novas compras no futuro.

Por isso, saber quais canais de atendimento são mais utilizados e quais deles os clientes preferem é a ação ideal para preservar a boa relação entre empresa e comprador, além de ajudar na diferenciação da concorrência, apostando em conversas personalizadas.

Principais canais utilizados pelas empresas

Com a modernização dos mecanismos de comunicação, as ferramentas on-line estão presentes na realidade do consumidor e passaram a ser usadas pelas empresas em conjunto com os meios tradicionais de atendimento, levando sempre em conta as necessidades de cada negócio.

Tendo isso em vista, confira os canais que são mais utilizados atualmente:

  • Telefone

A conversa por telefone ainda é a forma mais tradicional de atendimento, e permite o contato mais próximo entre empresa e cliente, garantindo uma assistência humanizada e em tempo real. Isso contribui para o crescimento da relação com o comprador.

  • WhatsApp

Com a popularidade e facilidade de uso do WhatsApp, essa ferramenta favorece o rápido atendimento e o diálogo, já que sua praticidade e informalidade dinamizam o processo de comunicação, e possibilitam uma conversa franca.

  • E-mail

Pouco lembrado entre os canais de comunicação, o e-mail ainda é muito utilizado para atendimentos, e funciona muito bem em casos de dúvidas sobre produtos ou solução de problemas.

  • Redes sociais

As redes sociais também se tornaram um ótimo meio para conversas em tempo real. Assim como o whatsapp, elas estão presentes no dia-a-dia da maioria das pessoas, e por isso facilitam o contato, estreitando a comunicação com os clientes e ajudando a resolver seus problemas com mais agilidade.

  • Chats online ou automatizados

Encontrados geralmente no site da empresa, esses chats também são facilitadores de atendimento. Com eles, os clientes podem ter suas dúvidas rapidamente respondidas enquanto navegam pelo site, o que acelera suas decisões de compra.

  • Autoatendimento

Na era da disseminação do conteúdo, esse formato ganhou popularidade entre os meios de contato com o comprador. As páginas de FAQ e de informações sobre os serviços da empresa muitas vezes dão ao cliente as informações de que precisa, podendo até substituir a conversa direta em alguns casos.

  • Atendimento Presencial

Mesmo com o predomínio dos meios remotos em um mundo superconectado, o contato presencial ainda é uma forma bastante eficaz de comunicação, proporcionando um atendimento contextualizado e direto, que favorece o relacionamento a longo prazo.

Importância e benefícios do atendimento em vários canais

A demanda por rapidez nas relações de compra se tornou um fator decisivo para o bom desempenho de uma empresa, e isso se reflete na qualidade do seu atendimento.

Ter conhecimento dos canais que os clientes preferem usar e fornecer respostas rápidas são dois elementos de muita importância, já que permitem que a empresa mantenha um contato individualizado com seu comprador, e esteja sempre pronta para atender a qualquer solicitação. Além disso, estar presente em diversos canais traz benefícios que favorecem tanto a empresa quanto os consumidores.

Entre eles estão o contato proporcionado pelos meios de atendimento online, que potencializa as relações de negócio, ou mesmo a conversa humanizada de uma ligação, visando a compreensão dos problemas do cliente.

Todos esses fatores contribuem para o crescimento constante de um negócio.

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