A feijoada é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira. Ela é composta por feijão preto, diversas partes do porco e vários acompanhamentos. Muitos brasileiros adoram se reunir com suas famílias em um almoço de final de semana e degustar um bom prato de feijoada.

Saber fazer então, é melhor ainda, não é? Mas nem todos sabem como preparar uma boa feijoada. Dessalgar ou não as carnes? Quais acompanhamentos usar? Como temperar o feijão?

Confira agora algumas dicas para preparar uma feijoada perfeita para o final de semana:

Dessalgue as carnes

Para que a feijoada não fique salgada demais, antes de tudo é necessário dessalgar as carnes. Para isso, o ideal é lavar bem as carnes em água corrente, e depois deixá-las de molho em um recipiente por volta de 12 horas, trocando a água a cada três ou quatro horas. De preferência, mantenha as carnes de molho na geladeira. Você verá que dessa forma elas ficarão perfeitamente dessalgadas.

Hidrate o feijão

Para facilitar o cozimento do feijão preto, é importante deixá-lo de molho de oito a 12 horas antes de levá-lo para a panela – lembrando sempre de trocar a água durante o processo. Além disso, acrescente dois litros de água na panela para cada quilo de feijão e, assim, formar o caldo da feijoada.

Cuidado com o cozimento das carnes

Para evitar que algumas carnes se desfiem, não cozinhe todos os pedaços ao mesmo tempo. Comece colocando na panela as partes que levam mais tempo para cozinhar (como orelha e rabo) com o feijão ainda cru. Após alguns minutos, acrescente as carnes mais macias (como lombo e costelinha). Por fim, adicione as linguiças. Dessa forma, você estará evitando o “sumiço” de algumas carnes na feijoada.

Temperos

Os temperos são fundamentais para realçar o sabor da feijoada. Os condimentos mais comuns utilizados no preparo são alho e cebola refogados, algumas folhas de louro, e sal a gosto, que, colocados no feijão já cozido, fazem toda a diferença no sabor do prato. Cominho, pimenta do reino e cheiro verde são outros condimentos que podem ser usados, de acordo com a preferência de cada pessoa. Depois de adicionar o tempero à feijoada, leve a panela ao fogo por cerca de 20 minutos. Assim, o caldo ficará mais encorpado e saboroso.

Acompanhamentos

Existem diversos acompanhamentos que podem ser degustados juntos da feijoada. Couve mineira (também chamada de couve manteiga) e torresmos são bons exemplos. O torresmo pode ser preparado em uma frigideira com um pouco de óleo – que pode ser aproveitado no preparo da couve. Arroz branco e farofa também são muito bem-vindos no prato, além de algumas fatias de laranja, que facilitam a digestão das gorduras e amenizam o gosto forte de algumas carnes.

Escolha bem as carnes

Para preparar uma feijoada saborosa, a escolha de cortes de qualidade é muito importante. Para isso, conte com o Frigorífico Juliatto. Com mais de 80 produtos à base de carne suína, você encontra diversas opções para incrementar a sua feijoada, como linguiças e defumados, com sabor e qualidade garantidos por quem já atua há mais de 50 anos no mercado.

Clique aqui e saiba mais.