Salame e a Copa são produtos que apresentam carne suína em sua composição. Por essa e outras semelhanças, ocorre uma confusão em acreditar que são o mesmo alimento. Porém, é muito importante entender que cada um tem suas particularidades, para escolher e utilizar esses produtos da melhor maneira. Aproveitando ao máximo o seu sabor e textura nas preparações.

Ambos são originários da Itália, criados na antiguidade com objetivo de preservar as carnes em épocas de escassez. Esses produtos são obtidos por meio de técnicas de charcutaria, processos que modificam as características dos alimentos, tornando-os mais resistentes à ação de bactérias.

Além disso, agregam o sabor característico, tornando esses alimentos apreciados no mundo todo. Como a copa e o salame passam por processos diferenciados, cada um apresenta sabor e aroma únicos.

Copa suína

A copa é feita apenas com um corte de carne suína, a sobrepaleta, retirada do pescoço do animal. É uma carne rica em gordura e altamente marmorizada, a peça é utilizada inteira nessa pratica charcutaria.

A carne crua passa pela salga, adição de sal que causa a secagem (desidratação) do alimento.

Também ocorre um período de maturação em ambiente controlado (umidade e temperatura), por cerca de 60 dias. Onde as reações químicas modificam as características do alimento, aumentando sua durabilidade e agregando sabor. No tempero, além do sal, são utilizados alguns condimentos como pimenta, noz-moscada, cravo, canela e açúcar.

A defumação pode ser aplicada dependendo do resultado desejado, afinal, essa técnica também agrega sabor e aroma muito característicos, além de preservar o alimento.

Dicas de consumo

A copa suína é considerada uma iguaria nobre, seu sabor intenso e marcante é ideal para consumir como carpaccio, ou seja, cortado em fatias muito finas. Pode ser temperado com molhos ou suco de limão, pimenta-do-reino, e acompanhado de queijo parmesão em lascas finas.

Um sanduíche gourmet preparado com a copa também é uma ótima pedida, combinando muito bem com ingredientes como queijo emental e tomate. Acrescente cebolas caramelizadas ou molhos agridoces, harmonizando perfeitamente com o salgado intenso do copa lombo.

Salame

O salame é produzido com vários cortes diferentes, podendo conter carne suína, bovina e até de frango. A panceta suína é muito utilizada com objetivo de agregar gordura ao produto.

Nesse caso, as carnes cruas são moídas e misturadas. A pasta formada nesse processo é colocada em um envoltório, que pode ser natural (tripas) no caso dos salames artesanais, ou sintético (colágeno) no caso dos industrializados.

Outro diferencial na produção do salame é a etapa de fermentação, onde microrganismos são adicionados à pasta. O metabolismo desses fungos benéficos modifica o alimento, trazendo acidez ao sabor, aroma intenso, além de ajudar na preservação do produto.

Na salga, é utilizada uma quantidade menor de sal, comparada à copa lombo. No tempero, são utilizados condimentos como pimenta-do-reino, erva-doce, alho, e até mesmo, suco de maçã.

Após o processo de fermentação (cerca de dois dias), o salame também passa pela maturação, nesse caso esse período pode ser maior, durando de 60 a 120 dias, o dobro em comparação com a copa lombo. A defumação também é opcional na produção do salame.

Existem vários tipos de salames, que se diferenciam pela largura do envoltório, tipos de carnes e temperos.

Veja alguns exemplos:

  • Salaminho: contém carne e gordura suína, diâmetro (largura) mais fina, e maturação mais curta (30 dias);
  • Italiano: contém carne suína, envoltório com calibre maior, e maior período de maturação (60 dias);
  • Hamburguês: contém carne suína e bovina, também possui largura maior.

Dicas de consumo

O salame pode ser utilizado em diversas preparações, pelo seu sabor marcante, é a estrela de vários pratos.

No aperitivo, em uma tábua de frios, harmonizando com queijos e azeitonas. Em lanches, com sanduíches do mais simples ao mais criativo, combinando variados ingredientes como tomate, alface, rúcula, maionese e queijos. Até mesmo em um jantar, o salame pode estrelar uma deliciosa receita de pizza, harmonizando com um bom vinho.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto acredita que comer bem é uma arte, por isso, disponibiliza uma linha com mais de 80 produtos à base de carne suína, produzidos com cortes selecionados.

Conheça a linha de salames e copas, e enriqueça a sua alimentação incluindo esses produtos, desde o aperitivo até aquele jantar especial.