A carne suína é um alimento que reúne sabor e nutrição e, por isso, está presente na mesa dos brasileiros de norte a sul do país. Seja nas preparações caseiras mais simples, no churrasco com a família e amigos ou nas receitas mais elaboradas da alta gastronomia nacional, a carne de porco é presença constante nos lares e restaurantes.

Como nem sempre é possível prepará-la na hora, muitas vezes, é necessário recorrer ao processo de congelamento desse alimento para garantir a sua durabilidade. Quando feito de maneira correta, o congelamento mantém a cor, o sabor e a integridade do corte.

Mas será que você sabe como congelar adequadamente a carne de porco e por quanto tempo é possível mantê-la no freezer? Veja algumas dicas:

COMO CONGELAR A CARNE SUÍNA

Quando adquirir a carne suína no mercado ou frigorífico de sua confiança, leve imediatamente o produto para casa, procurando manter o mínimo de tempo possível fora de refrigeração.

Congele a peça sem temperos e molhos e mantenha as cartilagens e a gordura da carne, pois elas formam uma barreira natural de proteção contra as bactérias.

É importante também observar o tipo de embalagem ou recipiente onde a carne suína permanecerá armazenada durante o congelamento. O ideal é que seja uma embalagem à vácuo. Em alguns casos, a carne já virá embalada assim. Se este não for o caso, é importante armazená-la em um saco plástico apropriado para congelamento e tomar o cuidado de extrair todo o ar presente no seu interior.

Essas medidas simples ajudam bastante, não só na conservação do alimento em si, mas também na manutenção da cor, do sabor e da textura dos cortes.

PERÍODO QUE A CARNE SUÍNA PODE FICAR CONGELADA

O prazo máximo de validade da carne suína congelada varia conforme o tipo de corte e também o tipo da carne. No caso da peça adquirida por inteiro, a validade da carne suína é de até um ano.

Se você adquiriu o alimento em pedaços, a validade máxima cairá para oito meses. Os bifes, pelas suas características, têm um tempo de validade ainda menor. Eles podem ficar no freezer por até seis meses.

Em alguns casos, a validade é ainda menor. Redobre a atenção para o presunto e o bacon, pois eles contam com prazo de validade de até três meses. O mesmo acontece no caso de carne suína moída. No entanto, independentemente do prazo máximo de congelamento recomendado, é importante observar a integridade do alimento após o descongelamento e antes da preparação.

Após descongelar a carne suína, verifique a cor, a textura e o cheiro. Se a carne apresentar cor acinzentada, coloração mais escura do que o habitual e/ou cheiro forte, é melhor descartar e não consumir, pois estes são sinais de que ela pode ter se estragado.

DESCONGELAMENTO MAIS ADEQUADO

Assim como é importante cuidar do armazenamento e congelamento adequados, também é fundamental saber descongelar a carne suína de forma adequada para manter as características do produto.

Para isso, o processo de descongelamento deve ser feito de preferência lentamente. O ideal é retirá-la do freezer com antecedência e transferi-la para geladeira. Faça o procedimento um dia antes da data do uso para haver tempo hábil para ela ir descongelando lentamente.

Evite colocar diretamente na pia para acelerar o processo, pois pode haver contaminação. Utilize o descongelamento no micro-ondas apenas em último caso.

Frigorífico Juliatto

Com uma linha completa de produtos à base de carne suína, o Juliatto leva até você e a sua família cortes de qualidade, cuidadosamente selecionados, embalados e armazenados e, por isso, tornou-se referência no mercado paranaense de suínos. Conheça a linha completa de produtos clicando aqui.