O filé mignon suíno, também conhecido como lombinho suíno, apresenta pouca gordura superficial e muita maciez. Por isso, é considerada uma das peças suínas mais saudáveis, além de ser muito saborosa.

Essas características tornam sua carne versátil, permitindo que ele seja utilizado também em preparações mais rápidas e práticas. Ao contrário de outras peças, como o lombo, que precisa de mais tempo de preparação.

Veja algumas maneiras de preparar o filé mignon suíno:

No forno ou airfryer

Por se tratar de uma carne macia, o filé mignon suíno é uma opção mais prática ao forno, pois tem cozimento mais fácil. Nesse caso, são necessários alguns cuidados para evitar que a carne fique ressecada, devido à menor quantidade de gordura em sua composição.

Para evitar esse problema, é necessário utilizar uma temperatura mais baixa e maior tempo no forno, cerca de uma hora, no geral. Outra dica é selar rapidamente os dois lados da carne antes de assar, usando uma frigideira. Também é possível regar a carne antes de levar ao forno, usando água com temperos ou a própria borra da frigideira da selagem da carne.

Essa carne também pode ser assada utilizando a Airfryer. É necessário marinar a peça e depois assar por cerca de 20 a 30 minutos. O resultado é uma carne com interior macio e superfície crocante. Em ambos os casos, o filé mignon suíno pode ser assado com ingredientes que harmonizam com o sabor da carne, por exemplo: batatas, aipim, tomates, entre outros.

Alguns exemplos de pratos preparados ao forno são: rosbife suíno, filé mignon suíno com batatas, filé mignon suíno ao molho de laranja, filé mignon aos quatro queijos.

Na frigideira

Essa é uma das opções mais rápidas e práticas para preparar o filé mignon suíno. Utilize pouca quantidade de gordura para untar a frigideira, a escolha entre óleo, azeite ou manteiga, trará sabores diferenciados para o seu prato.

Além disso, a escolha dos temperos ou ingredientes também proporciona uma variedade de sabores a esse tipo de preparo. Alguns exemplos são o medalhão suíno, escalope suíno, isca suína refogada.

Na panela de pressão

Esse tipo de preparação mantém a carne suculenta e adiciona muito sabor, os temperos e molhos incrementam as mais diversas preparações. Uma boa dica para usar a panela de pressão, é furar bem a carne e marinar, dessa forma ela fica temperada por igual.

Você também pode dourar a carne na panela de pressão antes de adicionar a água da própria marinada para o cozimento, agregando muito sabor ao prato final.

Além das preparações utilizando panela de pressão, também existem outras preparações por meio do cozimento, como picadinho e até estrogonofe.

Na churrasqueira

O filé mignon suíno também é uma ótima opção de corte para a churrasqueira, trazendo um sabor diferenciado para o churrasco. Além de ser um corte prático, que precisa ficar na grelha por pouco tempo, evitando que a carne fique dura.

A carne deve ser temperada com alguns minutos de antecedência. Faça vários furos na peça para aderir bem o sabor. Também é possível utilizar um azeite no tempero, adicionando mais suculência a essa carne magra.

Frigorífico Juliatto

A carne de porco é a preferida do consumidor brasileiro quando se trata de sabor. O Frigorífico Juliatto segue todas as normas de segurança do Sistema de Inspeção Federal, disponibilizando mais 80 produtos à base de carne suína, com alto padrão de qualidade e segurança.

Clique aqui e saiba mais.