A carne suína está presente em almoços, jantares, churrascos no final de semana e várias outras ocasiões. A versatilidade dos cortes suínos é um dos motivos que fazem desta proteína um sucesso no mercado brasileiro e mundial como um todo. Há opções de cortes para todos os tipos de gostos e receitas, desde aqueles com preços mais acessíveis até os cortes nobres.

Conhecer um pouco dos principais cortes de carne suína é uma vantagem para quem deseja preparar uma receita inesquecível. Como já destacado, são várias as opções de corte. Cada um possui características próprias, sabores marcantes, além de proporcionarem os melhores tipos de preparação. Veja mais:

Lombo

Esse é um corte nobre da carne suína e também um dos mais versáteis. Ele é caracterizado pelo baixo teor de gordura em sua composição. Dessa forma, os preparos que envolvem molhos são os mais indicados para esse corte. O lombo picado em cubinho ou até mesmo a peça inteira recheada no forno também são outros clássicos desse corte.

Pernil

O pernil suíno é uma das peças mais consumidas quando o assunto é carne de porco. Muito suculento, o preparo do corte inteiro no forno é um dos clássicos em ocasiões especiais como o jantar na noite de natal em família. Além disso, o pernil também pode ser preparado inteiro na churrasqueira, pois o defumado deixará esse corte ainda mais gostoso.

Bisteca

A bisteca é, provavelmente, o corte suíno mais popular no Brasil. Bisteca, arroz, farofa e feijão é um clássico do almoço em qualquer região do país. Ela pode ser preparada de várias formas, seja no frigideira, grelhada e até mesmo cozida com batatas, por exemplo. Esses preparos devem ser rápidos para evitar que o corte fique borrachudo e sem suculência.

Panceta

Conhecida popularmente como barriga, essa peça também vem ganhando muito mercado entre os consumidores brasileiros. Com sabor marcante e uma excelente capa de gordura, esse é um corte versátil e dos mais saborosos entre os suínos. A peça inteira no forno, na panela de pressão com melaço de cana ou defumada na churrasqueira são algumas opções clássicas que combinam muito bem com a barriga de porco.

Costela

A costela de porco também é outro corte suíno extremamente saboroso. O preparo lento dessa proteína, seja no forno ou na churrasqueira, é o mais indicado deles. O resultado será a carne macia e suculenta saindo com muita facilidade do osso. Mas ela também pode ser preparada de forma mais rápida, cortada e na frigideira. O segredo aqui é investir num bom tempero, especialmente aqueles blends que trazem ainda mais potência de sabor para o corte.

Joelho, orelha e rabo de porco

Esses são as peças menos nobres dos suínos, mas que possuem sabores característicos e podem até mesmo serem elevados com receitas da alta gastronomia. Preparar esses cortes pode exigir um trabalho a mais na hora de limpar as proteínas. E existe uma receita muito conhecida que combina todos eles: feijoada. O segredo de um caldo de feijoada com muita liga é colocar esses tipos de cortes.

Picanha

A picanha suína é tão famosa quanto sua semelhante bovina. Com sabor marcante e uma boa capa de gordura, a principal indicação é prepará-la na churrasqueira. No entanto, ela também pode render excelentes receitas assada no forno ou até mesmo inteira na panela de pressão com muito tempero.

Os cortes suínos podem ser preparados em diversas receitas, das mais variadas formas e todos com excelentes resultados. Desde os cortes nobres até os mais populares é possível contar com uma boa carne suína para ocasiões especiais e até mesmo o dia a dia.

Frigorífico Juliatto

Confiar em um excelente fornecedor de carne suína é fundamental na hora de comprar o corte desejado para aquela receita especial. Por isso, escolher o Frigorífico Juliatto é o mais indicado.

São mais de cinco décadas atuando no mercado brasileiro e levando à mesa do brasileiro os cortes suínos com o maior padrão de qualidade do mercado.

Para mais informações é só clicar aqui.