Assim como o corte de picanha bovino, seu equivalente suíno também é bastante famoso no Brasil.

picanha suína é um dos cortes mais nobres, saborosos e especiais que a carne suína pode proporcionar. Uma das vantagens de trabalhar com este tipo de carne é justamente sua versatilidade, ou seja, é possível realizar vários tipos de preparos para agradar aos mais diversos paladares.

Conhecer os temperos que podem elevar ainda mais o nível de sabor da picanha suína é uma recomendação importante. Antes mesmo de saber quais são os preparos ideais para esse corte, é necessário conhecer os temperos que podem deixar o resultado final mais harmonizado, delicioso e inesquecível.

Temperos que combinam com a picanha suína

Existem combinações perfeitas para a carne de porco que irão realçar as características do corte em questão. Por isso, é fundamental saber quais são essas opções para usá-las nas mais variadas receitas. Abaixo seguem alguns temperos que caem muito bem com picanha suína:

  • Alho: o alho é especialmente recomendado no tempero de corte suínos, pois ele combina muito bem com essa variedade.
  • Pimenta-do-reino e sal: essa combinação não pode faltar, sendo que ela é fundamental para agregar sabor ao corte de picanha.
  • Alecrim: dentre as ervas que mais harmonizam com carne suína está o alecrim, que irá fornecer um frescor e aroma indescritíveis para a picanha, sendo que essa erva pode ser usada tanto fresca como desidratada.
  • Suco de limão: ingrediente fundamental para quem irá optar por marinar o corte de picanha com uma base cítrica.
  • Páprica: as versões picante, defumada e doce dessa especiaria combinam e muito com a picanha, sendo que dessas três a versão doce está um pouco a frente quando se fala em carne suína.

Dicas de preparo

Como já destacado, existem várias formas de preparar uma boa picanha suína. Com isso, a escolha depende muito de quem está preparando. Uma opção é fazer o preparo do assado no forno. A dica deste preparo é fazer cortes na gordura da picanha e deixar o forno pré-aquecido, em torno de 200 °C. O tempo de cozimento inicial, com a carne coberta por papel alumínio, é de 50 minutos. Após isso, retira-se o papel alumínio e deixa a carne por mais alguns minutos até dourar a gordura.

Para quem precisa preparar a picanha suína de forma mais rápida, a frigideira é a melhor opção de preparo. A dica, neste caso, é fazer cortes diagonais na peça e cortá-la em bifes não tão finos. Com a frigideira bem quente, é só colocar a parte da gordura virada para baixo e esperar derreter durante uns 5 minutos. Depois é só selar o outro lado por mais 2 minutos.

A opção de fazer o preparo na brasa é o mais indicado para quem busca mais sabor. A dica é deixar a grelha bem quente. Com isso, é só deixar o lado da gordura para baixo até ele derreter, de 5 a 10 minutos. Depois é só dourar o outro lado.

Portanto, preparar uma boa receita com o corte de picanha suíno não é nada difícil. Além de ser uma carne extremamente saborosa por natureza, ela também rende vários tipos de preparos, todos deliciosos e destacando o sabor natural dessa carne.

Frigorífico Juliatto

O lugar ideal para encontrar os melhores cortes de carnes suínas é o Frigorífico Juliatto.

Além das melhores carnes de porco do mercado, atendendo aos mais rigorosos padrões de higiene e segurança alimentar, o Juliatto também conta com produtos à base de porco que vão desde lanches até embutidos. A linha completa conta com mais de 80 produtos.

Conheça mais sobre o Frigorífico Juliatto clicando aqui.