A carne suína, além de saborosa, é muito versátil nas formas de preparo. Para cada corte é necessário conhecer as preparações mais adequadas, aproveitando o melhor do seu sabor e textura. Veja mais:

Pernil suíno assado

Esse corte apresenta pouca gordura e muito sabor, ideal para ser preparado assado, resultando em um prato requintado de textura macia, sendo muito apreciado nas comemorações de natal e ano novo.

Para evitar que a carne fique ressecada, o ideal é deixar marinar por cerca de oito horas. Na preparação da marinada podem ser utilizados temperos que harmonizam com a carne suína, entre eles: vinho, suco de laranja ou limão, azeite, alho, cebola, cominho, alecrim, manjericão, pimenta-do-reino e orégano.

Para uma carne bem cozida, macia por dentro e dourada por fora, a carne deve ir ao forno, banhada na marinada e envolvida em papel alumínio. A temperatura deve ser média, em torno de 200 °C, em torno de uma hora e meia por quilo de carne.

Filé mignon suíno no churrasco

Mesmo não sendo um corte comum nesse tipo de preparação, essa peça vai muito bem na grelha, trazendo praticidade e um sabor diferenciado ao churrasco.

O filé mignon suíno é proveniente do lombo do animal, apresenta uma carne macia, saborosa, com pouca gordura superficial. Pode ser temperada poucos minutos antes de ir para a grelha, utilizando temperos clássicos como sal de parrilla, até mesmo azeite, caso queira adicionar suculência.

A carne deve ficar pouco tempo na grelha, devido à rapidez do seu cozimento, evitando que a carne fique dura.

Bisteca de porco frita

A carne suína também é uma boa pedida para as preparações do dia a dia, um bom exemplo disso é a bisteca. Apesar de ser uma preparação simples, não perde em nada quando se trata de sabor.

Para garantir que a carne fique macia, suculenta e saborosa após a fritura, descongele a carne completamente antes do preparo, evitando que a liberação de líquidos atrapalhe o cozimento adequado. Também é possível marinar a carne para trazer suculência e evitar seu ressecamento.

Aquecer bem a gordura antes de colocar a carne para fritar, possibilitando a sua selagem. Além disso, a fritura deve ser rápida, deixando cerca de quatro minutos de cada lado.

Lombo de porco na panela de pressão

O lombo é uma peça de carne magra, ideal para o preparo na panela de pressão, preservando a sua suculência e agregando sabor. Esse corte pode ser marinado por cerca de meia hora antes de ir ao fogo, utilizando temperos como pimenta-do-reino, alho, cebola, pimentão páprica picante, suco de laranja, azeite ou manteiga.

O ideal é selar todos os lados da carne com gordura quente antes do cozimento, para manter a umidade no interior da peça. Como acompanhamento, faça uma cama com batatas ou legumes, e coloque a carne em cima.

O cozimento deve durar cerca de 30 a 40 minutos, após pegar pressão. Pode-se utilizar o caldo restante do cozimento para o preparo de um molho para acompanhamento, adicionando molho inglês e levando ao fogo médio.

Sanduíche de costela suína

A versatilidade da carne suína não se restringe às refeições principais, na hora do lanche os cortes de carne de porco também podem ser uma boa escolha.

A costela suína desfiada pode ser utilizada na preparação de sanduíches, trazendo um toque gourmet para uma refeição especial. Para preparar esse sanduíche pode ser usada a costela cozida ou assada, o importante é que esteja bem macia. Depois desfie bem com garfos ou com os próprios dedos, retirando os ossos e o excesso de gordura.

Leve para a panela em fogo baixo, adicione o molho que preferir, como maionese e barbecue. Na montagem do sanduíche, você pode adicionar recheios como pepino e alface para tornar o prato mais fresco, ou incrementar com queijo cheddar.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto dispõe de mais de 80 produtos à base de carne suína, cortes selecionados com qualidade e sabor. Agregando à sua rotina o sabor que surpreende, nos aperitivos, lanches, feijoadas, churrasco, refeições especiais ou no dia a dia.

Clique aqui e saiba mais.