Seja em família ou com os amigos, o almoço de domingo é tradição na vida dos brasileiros. Mais que uma oportunidade para se divertir em grupo e socializar, é também uma chance de mostrar os dotes culinários com preparos de dar água na boca.

Para quem não dispensa uma boa carne suína, aí vão dicas de preparo e acompanhamentos para surpreender no clássico almoço de domingo, confira.

A versatilidade do lombo suíno

Por ser a parte mais magra do animal, o lombo é uma opção além de tudo, saudável. Outra característica que se destaca é a maciez da carne, o que a torna versátil nos mais diversos modos de preparo.

Para o cozimento, o ideal é que seja feita a pré-selagem na carne, para que ela conserve a maciez e suculência. Especiarias, como noz-moscada e pimenta do reino, acentuam o sabor e o aroma do prato. Um ótimo acompanhamento para o lombo cozido é o purê de batatas ou de abóbora, servido ainda bem quente.

No caso do lombo assado, as possibilidades são muitas. É possível recheá-lo com bacon, cenoura, vagem e até queijo. Uma dica interessante é temperar o lombo, com pelo menos três horas de antecedência, para que o tempero penetre bem nas fibras da carne. Alecrim fresco e tomilho dão um toque especial ao assado. Na hora de servir, um arroz branco soltinho e uma salada mista de folhas e legumes complementam bem, sem ofuscar a atração principal.

O sabor inconfundível da bisteca suína

Fácil de ser encontrada e de preparo rápido e prático, a bisteca é uma opção deliciosa que agrada a todos. Para o almoço de domingo pode ser preparada na grelha junto com fatias de abacaxi e cebola em tiras, ou na churrasqueira, o que a deixa ainda mais saborosa.

Os acompanhamentos são os mais diversos, desde uma mandioca com manteiga de ervas até um simples salpicão tradicional, o que vale é apostar na criatividade ao servir. Outro complemento que vai muito bem é o molho vinagrete, que pode ser preparado tanto da forma simples quanto do modo gourmet, adicionando coentro, pimenta biquinho fresca ou ervas finas.

Costela: a campeã de elogios

Queridinha no dia a dia, mas não deixando de brilhar nos finais de semana, a costela, além de acessível, é muito saborosa. Seja frita, assada ou cozida, surpreende pelo sabor intenso e maciez inconfundível.

Para o preparo da costela é importante certificar que ela esteja bem fresca e macia. O ideal é escolher aquelas menores, de animais mais jovens.

No caso da costela frita, deve-se fazer em fogo médio/baixo, para que ela cozinhe totalmente a parte interior. Para o tempero, alho e limão são indispensáveis, mas pode-se apostar ainda em pimentas de cheiro e até uma pequena quantidade de rum ou cerveja escura.

O acompanhamento fica por conta das saladas mais elaboradas, o tabule árabe (salada à base de trigo, salsa e tomates) pode ser uma ótima pedida junto com o clássico arroz.

Seja como for, o que não faltam são opções para servir aquele almoço com gostinho de quero mais!

Frigorífico Juliatto

Surpreendendo pela qualidade dos produtos desde 1967, o Frigorífico Juliatto preza sempre pela satisfação do consumidor final, sempre inovando através dos anos para trazer à mesa dos clientes, muito mais do que sabor. Qualidade garantida e variedade extensa são dois dos atributos que fazem do Frigorífico Juliatto.

Saiba mais aqui.