A panceta suína é um corte muito apreciado por seu sabor e versatilidade no preparo.

Trata-se da barriga do porco, que pode ser recheada, assada no forno, frita na frigideira e até cozida na panela de pressão. Além disso, outra forma de tornar ela ainda mais suculenta é combinar os temperos certos e assá-la na churrasqueira. Desse modo a carne fica defumada e ainda é possível tornar a pele pururuca, acrescentando texturas e uma agradável experiência ao paladar.

A seguir estão dicas de como acertar no preparo da panceta na churrasqueira e quais acompanhamentos servir nessa refeição.

Procedência da Panceta Suína

Parece um passo simples, mas faz toda diferença no resultado final. Escolher a carne com uma marca que se tem confiança afeta diretamente no sabor e textura do assado. Isso porque a forma como o animal foi alimentado, abatido e armazenado vão refletir nas características do corte.

Isso sem falar de problemas de saúde que podem estar atrelados a uma carne sem certificação e saúde. Por isso é sempre importante não analisar apenas o lado econômico da escolha, e sim a procedência do produto.

Temperos para a Panceta Suína

No mercado é possível encontrar a panceta temperada ou só resfriada. No primeiro caso é mais comum encontrar o produto pronto com elementos contrastantes, como limão e pimenta. Isso já dá uma dica do que levar em conta no tempero caso se opte pela segunda opção.

Para temperar a panceta é interessante levar em conta que se trata de uma carne de porco e que, por isso, combina muito bem com ingredientes cítricos e picantes. Outra alternativa é utilizar ervas finas, como manjericão, alecrim e orégano, que trarão frescor e leveza para a carne. Além disso, o sabor agridoce da combinação de mostarda e mel também podem surpreender.

Marinada

Um churrasco de sucesso requer planejamento. De nada adianta acertar nos temperos e adicioná-los às pressas na carne, o sabor não vai pegar. Deixar a panceta marinando de um dia para outro na geladeira é o ideal para garantir que os condimentos serão distribuídos uniformemente e de forma marcante. Caso não se tenha todo esse tempo, pelo menos 12 horas são o limite para garantir o sucesso do preparo. Na marinada é possível incluir sal, vinagre e os temperos escolhidos de acordo com a preferência.

Churrasqueira

Após marinada é hora de levar a carne para a grelha. Como a finalização pode demorar, ela deve ser a primeira a ir ao fogo. Em seguida é possível colocar aperitivos rápidos para assar e enganar a fome. É importante ter em mente o ponto da carne que se deseja alcançar com o preparo.

Uma recomendação é começar em fogo brando, para garantir uniformidade na área assada. Outra dica é utilizar papel alumínio para acelerar o processo e finalizar com o couro virado para baixo. Desse modo tem-se a panceta à pururuca, um dos jeitos mais famosos de se consumi-la.

Acompanhamentos para a Panceta Suína

Muito atrelado aos temperos estão os acompanhamentos que farão a panceta ser a estrela do churrasco. É relevante saber balancear o que foi incluído na marinada com o que será servido em conjunto.

Por exemplo, caso a escolha de condimentos tenha sido a das ervas finas, é possível servir pães de alho com um toque cítrico e/ou apimentado, e vice-versa. Se tudo estiver muito ácido ou com muita pimenta, não haverá contraste e explosão de sabor. Elementos neutros como farofa e arroz são fundamentais para garantir a coesão final.

Frigorífico Juliatto

Para quem busca praticidade na hora de preparar o churrasco, o Frigorífico Juliatto possui uma linha temperada de cortes suínos. O catálogo conta com costela, paleta, picanha e muito mais, tudo pronto para otimizar o tempo do churrasqueiro.

Menos horas na cozinha se tornam mais momentos para compartilhar com a família. É carne suína selecionada para quem se ama.

Para conhecer todos os produtos da Linha Temperada clique aqui.