Um dos pontos mais importantes entre os que compõem a gestão de uma empresa é o pagamento das contas. Cumprir as obrigações nas datas previstas é algo de extrema importância que, além de ser uma boa prática, também é sinônimo de um negócio bem organizado financeiramente. Honrar os compromissos com os fornecedores e demais parceiros do negócio será fundamental para conseguir o apoio deles quando a empresa estiver enfrentando períodos difíceis.

O pagamento em dia permite que o planejamento financeiro seja mais eficiente. Se as contas são pagas nas datas previstas não é preciso ter que lidar com diversas manobras para fazer com que a conta feche no final do mês. Dessa forma, o gestor terá um controle total das receitas, fluxo de caixa e balanço financeiro no período em questão. Além disso, algo que todo negócio deve evitar é o acúmulo de dívidas.

Estar endividado é um cenário muito conflituoso e que pode acarretar numa série de problemas para a empresa. Os pagamentos em dia serão fundamentais para garantir com que dívidas não sejam acumuladas e as receitas do negócio sejam prejudicadas pelo custeio de débitos e contas a pagar, em geral. Quanto mais dívidas, maior será a frequência de retiradas do caixa e, no final do mês, a conta não vai fechar. Pode não sobrar dinheiro para o aluguel do imóvel ou, até mesmo, para cumprir os contratos com os fornecedores.

Dicas para organizar e manter os pagamentos em dia

Uma dica muito valiosa é fazer uma lista de todas as contas a pagar e todos os contratos com os fornecedores. Só será possível organizar as contas da empresa se o gestor souber, exatamente, quais pagamentos deverão ser feitos, quando precisam ser pagos, quais são os contratos em vigência ou perto do vencimento e que precisam ser renovados, entre outras informações. Nesse passo será muito importante entender a natureza de cada conta, bem como, o impacto dela para o negócio.

Desenvolver um sistema de agendamento dos pagamentos também é uma dica que vai ajudar bastante. O sistema pode ser tanto manual ou automatizado, mas, o mais importante é criar uma agenda de pagamentos. Com isso, será possível rastrear as contas que devem ser pagas, levando em consideração as que estão mais perto da data de vencimento. Essa é uma forma prática e eficiente de manter um controle interno e evitar perder prazos.

Não adianta nada manter as contas em dia e não prestar atenção no orçamento do negócio. Por isso, é preciso planejar o orçamento, de modo que todas as contas estejam dentro do limite, garantindo lucratividade. Acumular contas sem levar em consideração o orçamento total resulta na incapacidade de manter os compromissos e, futuramente, todas as contas ficarão atrasadas, uma vez que não haverá receita suficiente para honrar esses compromissos.

É muito importante ter uma boa relação com os fornecedores. Além de insumos e matéria-prima de qualidade, os fornecedores também são essenciais em cenários de crise. É com eles que serão feitas renegociações de dívidas para encontrar melhores formas de quitar débitos. Por isso, para garantir produtos de qualidade e compreensão em momentos difíceis é super importante estar bem relacionado com os fornecedores.

Para organizar as contas e manter os pagamentos em dia é fundamental cortar gastos. E qual é a principal forma de evitar novas contas com fornecedores? A resposta é fazer um controle eficiente do estoque. Se o gestor sabe exatamente o que está acontecendo no estoque, será capaz de projetar futuras compras e seu impacto no orçamento, bem como otimizar o depósito e evitar compras desnecessárias que apenas consomem receita.

Frigorífico Juliatto

Ter fornecedores parceiros e com produtos de qualidade é indispensável para o crescimento da empresa. Por isso, quem precisa de carne suína de qualidade deve optar pelo Frigorífico Juliatto, que já tem mais de cinco décadas de experiência no mercado. A linha completa do Juliatto conta com mais de 80 produtos com carne suína. São diversos cortes e produtos para todas as ocasiões e todas as receitas.

Para mais informações é só clicar aqui: https://www.juliatto.com.br/.