Oferecer diferentes métodos de pagamento aos consumidores certamente abre vantagem entre os concorrentes.

Isso porque o cliente passa a contar com mais opções para efetuar a sua compra e então escolher o seu método preferido. Esse diferencial traz mais comodidade e também pode fidelizar o cliente que decide usar dinheiro, cartão ou recursos digitais para fazer as suas compras.

De acordo com um levantamento de dados realizado em parceria entre o SPC Brasil, a CNDL e o Sebrae, as principais formas de pagamento usadas nos estabelecimentos são: o dinheiro em espécie, o PIX, o cartão de débito, o cartão de crédito, as carteiras digitais e o QR code.

Vale ressaltar que a pesquisa revelou que os três métodos de pagamento preferidos dos brasileiros são:

  • Dinheiro em espécie (71%);
  • PIX (70%);
  • Cartão de débito (66%).

Veja a seguir algumas informações interessantes sobre cada uma das formas de pagamentos mais usadas nos estabelecimentos.

Dinheiro em espécie

O pagamento em espécie é o mais tradicional e ainda faz sucesso entre os consumidores. Essa forma garante um maior controle de gastos por parte dos clientes e também permite menos cadastros em aplicativos e plataformas.

Os estabelecimentos que aceitam pagamento a vista em dinheiro também contam com a vantagem de receberem o valor no ato da venda sem a cobrança de taxas por transação bancária.

PIX

O PIX é uma forma instantânea de pagamento lançada em novembro de 2020 pelo Banco Central. Prático e rápido, esse método de pagamento permite realizar uma transação financeira em até 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para pagar via PIX os consumidores podem usar o saldo de sua conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento. Para os comerciantes, a vantagem do PIX é que o valor correspondente cai direto na conta, sem as famosas taxas de cobrança exigidas pelos intermediários.

Cartão de débito e crédito

O cartão de débito e crédito são duas formas de pagamento que exigem um intermediário entre cliente e comércio, ou seja, é necessário contar com uma maquininha de cartão para finalizar uma compra.

No caso do pagamento por débito, o consumidor utiliza o saldo da conta para efetuar a compra, seja conta corrente ou de pagamento. Enquanto isso, o pagamento por crédito é acumulado na fatura até o dia do fechamento.

Uma vantagem que essas ambas formas de pagamento trazem para o comerciante é que os pagamentos são registrados na conta, mas não acumulam no caixa do estabelecimento.

Carteiras digitais

As carteiras digitais, também chamadas de e-wallets, são mais um recurso que os consumidores têm para realizar o pagamento de suas mercadorias. Com criptografia de ponta, elas guardam informações pessoais e financeiras dos usuários e são utilizadas para pagamentos por aproximação.

No pagamento por aproximação, é possível escolher entre diversos dispositivos eletrônicos como smartphones, relógios e pulseiras inteligentes — desde que tenham a tecnologia NFC (Near Field Communication). Sabendo disso, basta aproximar o dispositivo na maquininha e aguardar a confirmação.

QR-code

A pesquisa realizada pelo SPC Brasil, a CNDL e Sebrae mostrou que 18% dos entrevistados também utilizam o QR code como forma de pagamento. O QR code é considerado uma evolução do código de barras.

Nesse caso, o cliente que decide pagar por QR code precisa apontar a câmera do smartphone para o código compartilhado pelo estabelecimento e a compra é confirmada instantaneamente.

Frigorífico Juliatto

Frigorífico Juliatto é especialista em carne suína e abastece a geladeira dos cidadãos brasileiros há mais de 50 anos. Para garantir a qualidade, os cortes são selecionados sob os mais altos padrões de qualidade.

No catálogo de produtos do frigorífico Juliatto você conta com mais de 80 artigos distribuídos em 11 linhas diferentes.

Conheça aqui a linha de produtos.