Um dos períodos mais especiais para quem possui um estabelecimento que atua na venda direta para o consumidor final é justamente o fim de ano, pois as festas de Natal e Ano Novo alavancam as vendas nessa época.

O principal motivo para isso é que grande parte dos consumidores está mais aberto a gastar durante esse período, seja para comprar presentes para amigos e familiares ou para si mesmo, sair para jantar ou almoçar fora ou comprar os melhores produtos para fazer receitas na ceia do Natal.

Portanto, essa é uma excelente oportunidade para aumentar o número de vendas. O empreendedor pode conseguir bater as metas estabelecidas ou até mesmo superá-las nessa época do ano. Apesar de ser um período onde o consumidor está mais disposto a gastar, é importante destacar que também é preciso planejamento e estratégia para conseguir números de vendas mais expressivos durante o fim de ano.

Planejamento é fundamental

É muito importante montar um planejamento – que será o norte de toda a estratégia – para aumentar o número de vendas. Planejar será necessário para que seja possível traçar todo um caminho para atingir o objetivo final – que é aumentar o número de vendas. Ou seja, nele deve constar quais promoções podem ter mais sucesso, quais produtos têm mais saídas e como eles podem ser anunciados aos clientes, formas de atrair mais consumidores, e outras estratégias de marketing.

Investindo em produtos de qualidade

Não tem dica melhor para conseguir mais vendas durante as festas de fim de ano do que investir em produtos de qualidade. O nível de qualidade dos produtos é um parâmetro essencial para os clientes, pois, se aquilo que é entregue ao consumidor final não está dentro do esperado, dificilmente as vendas vão crescer mesmo em épocas especiais como o final de ano.

Promoções

A busca por promoções é algo muito comum nas compras de festas de fim de ano. Por isso, uma dica muito interessante é conseguir planejar promoções especiais nessa época. Um exemplo simples é o tradicional panetone da ceia de Natal. Padarias e pequenos mercados podem criar promoções envolvendo esse produto. Já os restaurantes, hamburguerias e lanchonetes podem criar pratos promocionais e especiais para montar um cardápio especial no fim de ano.

Interagir com o cliente é fundamental

A comunicação é a principal forma de chamar a atenção. Dessa forma, será muito importante interagir com o cliente constantemente durante as festas de fim de ano. Sendo assim, a divulgação de promoções e ofertas especiais pode ser feita nas redes sociais do negócio. Além disso, outra dica é abastecer as redes sociais com conteúdo característico e temático das comemorações de fim de ano para aproximar o cliente da marca.

Acompanhando as tendências do mercado

O acompanhamento das tendências do mercado será muito importante para saber o que está em alta e o que está em baixa entre os consumidores. Isso evita que estratégias erradas sejam montadas e resultem em prejuízo para o negócio. As tendências vão desde as opções de alimentos e produtos para a ceia de Natal e Ano Novo até as roupas que estão na moda e tendem a ser vendidas com mais frequência.

Dessa forma, o final de ano e as comemorações dessa época podem representar um período especial para os números de vendas do negócio. Quase todas as empresas conseguem bons números nesta época do ano. Ou seja, com um pouco de planejamento e conhecendo bem quais são as demandas dos clientes é praticamente impossível não alavancar as vendas durante as festas de fim de ano.

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