Devido ao contexto pandêmico, muitas empresas de pequeno e médio porte acabaram por fechar as portas. Outras, por sua vez, reinventaram suas formas de comercializar, expandindo para os meios digitais. Muitos empreendedores que sobreviveram ao isolamento acabaram se sobressaindo e lucrando mais do que anteriormente.

Para que uma empresa tenha retorno nos negócios e práticas comerciais é de fundamental importância ter boa administração e gestão de custos – que traz diversos benefícios. Entre eles:

1 – Entender os gastos

Anteriormente à própria fundação de qualquer ramo de negócio, é indispensável estruturar todos os gastos, incluindo local, energia elétrica e água, móveis, materiais descartáveis ou não, (quando e se houver) funcionários, manutenção periódica, entre outros, a depender do tipo de negócio.

2 – Processo de definição de preços

Os valores dos serviços e produtos estabelecidos devem mensurar os gastos estudados, a faixa de preços desse tipo de mercadoria (no geral, nos pontos de venda da região e virtualmente) e o público-alvo que deseja alcançar. Neste ponto é importante atenção às novas tendências no mercado, como promoções e ofertas constantes, cupons de desconto, dias de venda em massa como Black Friday, etc..

3 – Política de redução de custos

Este ponto não se relaciona apenas aos períodos de crise, mas como uma política constante para desenvolver os negócios. Os custos desnecessários, dispensáveis ou que não influenciam no funcionamento, no conforto, na recepção e confiabilidade da clientela podem ser repensados. A valorização dos trabalhadores é tão importante quanto a priorização da clientela.

4 – Preço da concorrência

Quando discutimos as competições de preço, no geral, a impressão é de que o consumidor necessariamente irá se atrair pelo menor custo. Porém, a qualidade, durabilidade e design são outros quesitos de igual importância.

5 – Perfil do cliente

Para lojas físicas, estar atento à localização é estratégico. Comercializar no centro da cidade, em um bairro nobre, num shopping, em bairros ou regiões rurais não determinam, mas demarcam possibilidades e perfis de consumidores. Alguns tipos de mercadoria são fabricadas especificamente para um público, por exemplo, o infantil, mesmo que os compradores sejam os pais e/ou responsáveis. Por outro lado, outros itens têm por intuito a abrangência.

6 – Comunicação

Os meios de propaganda e publicidade são fundamentais e, no presente momento, redes sociais, aplicativos e demais ferramentas digitais são centrais. Os que investiam mensalmente em panfletos, cartazes ou banners, por exemplo, perceberam a necessidade de readequação, pois os meios digitais impactaram positivamente nos custos, nesse âmbito.

Excelência em qualidade

O Frigorífico Juliatto, fundado em 1967, conseguiu utilizar várias dessas estratégias, consolindando-se como uma empresa de referência. Compreendendo a importância de tornar-se mais ágil e eficiente, prezando pela qualidade dos produtos e níveis de satisfação da clientela.

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