O cadastro de produtos é uma prática muito importante para os negócios que atuam com a comercialização de produtos e mercadorias. O setor varejista, por exemplo, que realiza uma enorme quantidade de operações, diariamente, não pode deixar de lado o cadastramento contínuo dos produtos. Engana-se quem pensa que essa deve ser uma ferramenta adotada apenas por grandes empresas, pois essa atualização será fundamental para vários setores do negócio.

Além do cadastro de um produto, assim que ele chega na empresa, também é preciso estar atendo à atualização das informações. Ou seja, da mesma forma que é importante fazer o cadastro é necessário desenvolver um padrão de frequência na atualização. Além de ser muito importante para o próprio controle de estoque e logística da empresa, o cadastro dos produtos em dia também permite que setores fiscal e financeiro também sejam ajudados.

O cadastro de produtos em dia é fundamental para a integração dos setores da empresa

O setor fiscal da empresa é beneficiado diretamente pelo cadastro de produtos atualizados, pois informações mais atuais e precisas facilitam as tarefas dos responsáveis pela parte fiscal. Dessa forma, é mais simples fazer o recolhimento de impostos e prever quanto será gasto em tributos num determinado período.

Quanto ao setor financeiro a principal vantagem é, justamente, a previsão de entrada e saída de receitas no fluxo de caixa. Com os produtos devidamente cadastrados será mais simples estimar o giro do estoque, quanto de receita será gerada com os produtos e, com os dados das obrigações da empresa em mãos, é possível definir uma meta de lucratividade realista.

Todo a logística da empresa em relação ao manuseio dos produtos será positivamente afetada. Seja para a realocação de produtos nas prateleiras ou até mesmo o transporte para outras unidades da empresa esses tipos de tarefas tendem a ser executadas com mais facilidade quando se tem a disposição um banco de dados com o cadastro de todos os produtos.

Por fim, com era de se esperar, cadastrar os produtos da empresa e manter esses dados atualizados auxilia as operações envolvendo o controle de estoque. Com os dados é possível definir quais produtos saem com mais frequência, aqueles que têm baixa saída, quando é preciso reabastecer o estoque e, também, registrar entradas e saídas.

Com que frequência é preciso fazer a atualização do cadastro?

Essa é uma pergunta muito importante, mas a resposta depende tanto de fatores internos quanto externos envolvendo as operações da empresa. A primeira dica é ficar atento quanto às mudanças na legislação, seja ela de caráter municipal, estadual ou federal. Tais mudanças podem impactar, por exemplo, na classificação de uma determinada categoria e isso pode influenciar no valor do ICMS recolhido nessas operações. Portanto, se haverá mudanças nas alíquotas e na classificação dos produtos, então, também deve haver alterações no cadastro dos produtos.

O principal fator interno que influencia na frequência com a qual os produtos devem ser cadastrados é a quantidade de operações que a empresa realiza diariamente. Se a quantidade de operações é muito grande, é recomendável que a atualização do cadastro passe a ser diária para facilitar a identificação das operações e evitar erros futuros com o manuseio de uma base de dados extensa para ser atualizada.

Se o cadastro está em dia e as informações refletem a realidade da empresa tudo fica mais fácil, tornando o ambiente de trabalho mais organizado, com menos imprevistos a serem resolvidos.

Frigorífico Juliatto

Além de manter o cadastro de produtos em dia também é necessário contar com produtos de boa qualidade no estoque. Por isso, contar com o apoio do Frigorífico Juliatto como fornecedor e ter à disposição uma carne suína de qualidade é um grande diferencial. Com mais de cinco décadas no mercado, o Juliatto oferece os mais variados produtos e cortes cuja base é a carne suína. O cliente terá à disposição uma linha completa com mais de 80 produtos.

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