A composição de ingredientes para montar uma boa base de tempero é algo fundamental no preparo de uma proteína. Não importa se é uma carne bovina ou suína ou até mesmo peixes ou aves, é preciso contar com uma boa marinada em seu preparo. A marinada vai impregnar temperos essenciais na carne, e isso faz com que o sabor esteja ainda mais presente no prato.

Em geral, uma boa marinada deve ser composta de três itens obrigatórios: um meio ácido para trazer um pouco mais de agressividade no prato que pode ser um vinho, vinagre ou limão espremido; a segunda camada é aromática e, para isso, são usadas ervas e especiarias; por fim, uma base vegetal é requisitada para conectar tudo e formar o tempero que vai levantar o sabor da proteína.

Além de conhecer os ingredientes básicos que devem compor uma boa marinada, outra dica importante é saber que eles variam de acordo com o tipo de carne utilizada. Ou seja, a carne suína aceita uma combinação, enquanto que as carnes bovinas se dão bem com outra, e assim por diante.

Outra dica muito importante é ficar atento ao tempo da marinada, ou seja, o tempo total que a peça de carne escolhida ficará em repouso junto com os ingredientes escolhidos. Em geral, carnes vermelhas exigem um tempo mínimo de quatro horas de marinada, podendo continuar assim por 24 horas. As aves podem ficar numa marinada de 30 minutos até seis horas, dependendo da ave escolhida. Os peixes são mais delicados e exigem menos tempo de marinada, entre 15 e 30 minutos já é o suficiente. Carnes suínas podem ficar marinando entre quatro e 12 horas, sempre levando em consideração o corte escolhido.

É fundamental escolher direito o recipiente no qual a proteína vai ficar marinando. Isso é necessário para garantir que todo o conteúdo entrará em contato com a marinada preparada. Colocar a carne, peixe, ave ou corte suíno dentro de um saco especial para marinada é uma dica valiosa. Metais e alumínios devem ser evitados para que o recipiente não reaja quimicamente com a base ácida e deixe gosto metálico na proteína.

Quais são os tipos de marinadas?

Basicamente, existem dois tipos de marinadas que podem ser usadas nos alimentos: líquidas e secas. A marinada líquida é aquela cuja base principal é um ácido, podendo ser um vinho, vinagre ou limão. Especiarias, vegetais e tempero a gosto podem ser adicionados para formar a base final. Alguns ingredientes básicos podem estar presentes em qualquer marinada, como é o caso do alho e da pimenta.

A marinada seca, que também é frequentemente chamada de tempero pronto, é aquele tempero resultado de uma mistura de ervas, condimentos e especiarias. Em geral, essa marinada é esfregada na superfície da proteína até formar uma leve crosta.

Existem bases, ervas e vegetais que casam melhor com proteínas específicas? Como já foi destacado, sim! Vinho tinto e cerveja vão muito bem com carnes vermelhas, por exemplo. Esse mesmo tipo de proteína ainda combina com salsão, cebola, alho, louro e pimenta do reino.

Aves e peixes são mais delicados na maioria dos cortes. Por isso, suco de laranja, maracujá ou limão em quantidades pequenas podem formar uma boa base para a marinada. Alho-poró, sálvia e pimenta do reino também combinam bastante.

Para quem gosta de carne suína deve levar em consideração o suco de abacaxi que combina e muito com cortes suínos. Cachaça e suco de laranja também são outras opções de bases ácidas. Orégano, alecrim, salsinha, tomilho e coentro são ervas que caem muito bem numa marinada para carne suína. Salsão e cebola e uma boa quantidade de alho são outros ingredientes que não podem faltar na marinada.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto é o lugar ideal para encontrar os melhores cortes de carne suína para aquela marinada especial. O Juliatto já conta com uma linha completa com mais de 80 produtos onde os suínos são os ingredientes principais. Os cortes são os mais variados para todas as ocasiões, desde o tradicional almoço de domingo, até um churrasco com amigos e familiares, além de cortes para preparações de alta gastronomia.

Para conhecer mais sobre o Frigorífico Juliatto é só clicar aqui https://www.juliatto.com.br/