Não é somente o preço do produto que faz o consumidor voltar ou decidir ser cliente de uma determinada empresa. Na realidade, pesquisas de mercado indicam que a qualidade no atendimento é o segundo maior motivo que faz os clientes se tornarem fiéis a uma marca – perde apenas para o preço.
Por isso, investir no bom atendimento é essencial para aumentar as vendas, gerar mais receita e, claro, impulsionar o grau de fidelidade do público.
Otimizando as vendas por meio da qualidade do atendimento
Conquistar um novo cliente é sempre mais difícil e muito mais caro do que manter um antigo. O ponto de partida aqui é entender que trabalhar para oferecer um atendimento de qualidade é fundamental para melhorar as vendas, seja de produtos ou serviços.
O processo de otimização passa pela percepção ou experiência positiva do cliente durante sua compra. Em muitos casos, o consumidor gosta tanto de como foi tratado que não se importa em pagar mais caro pelo produto desejado.
Um levantamento realizado pela American Express apontou que 65% dos clientes estão dispostos a gastar mais dinheiro com empresas que investem em um atendimento de qualidade.
Mas é importante ter atenção: quando se fala em melhorar a forma como o cliente é tratado com o foco em promover o aumento das vendas, é preciso considerar que deve ser feito o melhor possível – não somente durante a compra, mas em todas as etapas, incluindo o pós-vendas.
Assim, cabe à empresa criar estratégias eficientes, adequadas ao seu perfil. Além disso, é fundamental envolver a equipe, deixando clara a importância de criar esse relacionamento sólido com o cliente. O gestor também precisa ser aberto para receber novas ideias. Os vendedores e atendentes, ou seja, os profissionais de linha de frente, muitas vezes, percebem coisas que a gerência não consegue ver. Vale a pena criar um canal de comunicação com esses profissionais, tendo em vista otimizar, não apenas as vendas, mas todo o funcionamento dos negócios.
De que forma melhorar o atendimento?
Existem vários caminhos e técnicas que podem ser aplicadas na rotina da empresa para tornar mais eficiente o atendimento ao público. Claro, a estratégia escolhida dependerá do modelo de negócio, das estratégias de branding e marketing e do público-alvo. Contudo, existem algumas recomendações que são quase universais. Veja:
- Antes de tudo, estude o público da empresa para definir quais as melhores estratégias para aplicar.
- Investir em treinamentos é fundamental para que os profissionais se envolvam e saibam exatamente o que fazer. Além disso, a capacitação ajuda a padronizar o atendimento.
- Ter uma estrutura adequada, especialmente tecnológica para acompanhar cada etapa da compra.
- Investir no pós-venda.
- Superar as expectativas do cliente, por exemplo, oferecendo uma solução adicional, um brinde ou um desconto.
- Ouvir as demandas dos clientes. Nesse caso, uma boa ideia são os comentários feitos nas redes sociais da empresa. Também vale observar aquilo que é dito ao profissional de venda, pois geralmente ele tem um bom conhecimento dos desejos do cliente.
- Otimizar as vendas está intimamente ligado à forma como a empresa atende seus consumidores. Fazer uma mudança de cada vez e analisar os resultados é uma excelente forma de começar!
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