A carne suína é bastante benéfica para a saúde, já que é uma ótima fonte de proteínas, vitaminas B12 e D, ferro e zinco. Além disso, a carne suína é versátil e pode ser cozida de diversas formas, tornando-a uma opção popular para muitas refeições.

Principais cortes da carne suína e como prepará-los

Bisteca

A bisteca pode ser preparada frita, cozida ou grelhada. Como acompanhamento, batata, arroz, feijão e farofa são boas pedidas. Invista em preparos mais rápidos para manter a suculência do corte.

Copa Lombo

Este é um corte suíno marmorizado, ou seja, que conta com emaranhados de gordura por entre a carne, o que faz com esta seja uma peça bastante suculenta. Para variar no preparo, uma boa dica é preparar a copa lombo moída, em cubou ou até mesmo recheando linguiças.

Filé Mignon

Este corte suíno é suculento e macio, combina bem com preparos orientais, cerveja, alecrim, alho, páprica picante, pimenta biquinho, cebola e cheiro verde.

Barriga ou Pancetta

A barriga é um corte que exige um trabalho um pouco maior antes do preparo, já que é necessário limpar o excesso de pele e de gordura. Para quem não gosta muito do cheiro da carne suína, vale comentar que a barriga não contém odor. O ideal é apostar em tipos mais demorados de cozimento, utilizando uma panela de pressão, por exemplo.

Pernil

O mais usual é que o pernil seja preparado inteiro no forno, ajudando muito a manter a suculência, mas também é possível prepará-lo na churrasqueira. Uma boa dica é rechear o corte com legumes.

Fraldinha

Trata-se de uma peça naturalmente suculenta e que se comporta melhor quando assada, sendo uma boa opção para rechear.

Lombo / Lombo Inglês

O lombo é uma das partes mais suculentas do porco, sem nenhum osso ou gordura, sendo uma excelente opção de carne magra. Uma boa dica é preparar o lombo inteiro, de modo que a suculência do corte se mantenha, sendo ele frito, assado ou grelhado.

Pé, joelho e orelha

Cortes menos nobres, estes geralmente precisam ser dessalgados antes do preparo e costumam ser servidos em feijoadas, especialmente porque ajudam a engrossar o caldo do feijão.

Costela

Trata-se de uma deliciosa junção de osso, carne e gordura. Preservar o osso no preparo é uma boa pedida para explorar ao máximo todo o sabor da carne, que pode ser servida frita, cozida ou assada e vai muito bem com um molho barbecue.

Maminha

Maminha vai bem com preparos saudáveis e pratos leves, podendo ser feito na frigideira, grelado ou na churrasqueira.

Alcatra

Excelente para o cotidiano, a alcatra é um corte magro e que não pode ficar passado demais no preparo, para que a carne não fique seca. Sobre temperos, invista em sal grosso e ervas aromáticas.

Picanha

A picanha suína é deliciosa e nobre, sendo uma opção bastante macia. Vale utilizar alho, açúcar, ervas, cebola e limão no preparo e levar o corte ao forno ou assá-lo na churrasqueira.

Paleta

Vai muito bem assada, mantendo-se o osso no preparo, e pode ser bem servida com salsinha, cebolinha e molho inglês.

T-Bone

O T-Bone é muito nobre e conta com um osso em formato de T, por isso o nome. É bastante macio e o sabor é marcante, podendo ser preparado no forno, na churrasqueira ou na grelha.

Prime Rib

Este corte também tem um osso caraterístico e seu sabor é único. Uma dica bacana é prepará-lo grelhado e servir com purê de batatas.

Há, ainda, Ribeye e Carré, que também são cortes deliciosos e suculentos e vão bem com os temperos e preparos tradicionais.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto conta com diversas opções de corte suíno, inclusive já temperados, além de embutidos, sempre levando muita qualidade para as refeições dos brasileiros.

Clique aqui para visitar o site do Frigorífico Juliatto e conhecer os produtos disponíveis em seu catálogo.