As festas de fim de ano são um excelente momento para reunir a família, matar as saudades depois de um longo ano e poder preparar uma ceia deliciosa para quem mais se ama.

O pernil é uma tradição de Natal para muito famílias brasileiras, o que gera expectativa e também a vontade de incrementar a receita. Afinal, além de trocar presentes, o ato de poder surpreender os entes queridos com um prato delicioso também é uma das magias natalinas.

Para isso, é interessante conhecer os diferentes condimentos disponíveis para carnes suínas, que além de seus componentes aromáticos, amaciam a carne e enriquecem seu sabor. Esses ingredientes vão desde bebidas alcoólicas, como vinhos e cervejas, até frutas e especiarias, e cada um traz uma inspiração para tentar algo novo.

A seguir estão algumas dicas com diferentes tipos de temperos para utilizar no pernil e inovar no Natal deste ano.

Vinho

Assim como em risotos, o vinho é um forte aliado para incrementar as características do pernil. Existem receitas envolvendo vinhos secos e suaves, brancos e tintos, tudo dependendo do sabor que se deseja alcançar. No caso de um vinho mais adocicado, o sabor agridoce pode ser um diferencial, mas caso não seja essa a intenção o tipo seco pode surpreender também, trazendo outros aromas e sabores para a composição.

Cerveja

A cerveja quando utilizada no preparo da carne dá um toque especial ao assado, caramelizando a receita e trazendo mais sabor. A recomendação para carnes vermelhas, como a do porco, é utilizar cervejas mais fortes e encorpadas, como a IPA, para harmonizar melhor o sabor expressivo do prato.

Laranja

Uma receita tropical, simples e prática de fazer é feita regando a carne suína com suco de laranja antes de assá-la. O contraste da acidez, com o doce da fruta, e outros temperos como alho, pimenta e sal, geram um contraste muito interessante de sabores. Outra opção é fazer um molho de laranja à parte para acompanhar o pernil.

Limão

Caso a ideia seja trazer acidez, mas sem as notas adocicadas da laranja, o limão pode ser uma ótima opção. Além dos peixes, esse componente harmoniza muito bem com carnes vermelhas, principalmente a suína. A união com outros temperos como cebola, alho, cebolinha e salsinha compõem uma marinada que irá destacar o sabor do prato sem quebrar as expectativas tradicionais.

Abacaxi

A mistura da carne de porco e do abacaxi é algo que deixa qualquer um maravilhado. Isso porque a acidez da fruta contrasta com a gordura do pernil, além de deixar a carne mais macia e suculenta. Para se ter esse resultado é recomendado adicionar o abacaxi no molho em que a carne ficará descansando, para combinar os sabores e alcançar o efeito desejado.

Ervas finas

Incorporar na marinada ervas finas, como manjericão, tomilho, alecrim e orégano, além de trazer aromas marcantes para a carne pode transformar totalmente o sabor final. A combinação das ervas desidratadas é facilmente comprada em casa de produtos naturais ou pode-se optar por utilizá-las frescas, o que realça ainda mais suas qualidades. Outro componente que combina muito bem com essa composição é o gengibre, que também é muito aromático e traz sua característica picante.

Alecrim

Outra erva que possui cheiro e sabor marcante é o alecrim, e por harmonizar tão bem com carne vermelha ele merece um destaque. Utilizá-lo no preparo do pernil assado com batatas e outros temperos traz outra característica para a receita. O único cuidado é usar com cuidado caso não esteja familiarizado com seu gosto, pois é intenso.

Frigorífico Juliatto

Combinar ingredientes de qualidade é a chave para uma receita de sucesso. O Frigorífico Juliatto acredita que comer bem é uma arte e por isso possui uma linha com mais de 80 produtos à base de carne suína. Nos seus mais de 50 anos de atuação, a empresa desenvolveu um portfólio que vai desde aperitivos até peças para o churrasco, sempre mantendo suas características incomparáveis.

Para saber mais clique aqui.