Armazenar corretamente os alimentos perecíveis pode parecer um desafio, mas não é. Basta seguir algumas dicas simples para fazer com que esses itens durem muito mais tempo.

Em primeiro lugar, é importante entender o que são e quais os principais exemplos de alimentos perecíveis encontrados no mercado nacional. Os alimentos perecíveis apresentam prazo de validade menor que os demais. Eles contêm mais água em sua composição, o que contribui para uma maior proliferação de microorganismos como vírus, fungos e bactérias – que, em muitos casos, tornam o alimento impróprio para o consumo.

Dentre os principais exemplos encontrados no mercado nacional, estão: as carnes, frutas e hortaliças e os derivados de leite. Sabendo disso, alguns fatores colaboram para aumentar a conservação dos alimentos perecíveis. Veja quais:

Conhecer a característica de cada produto

Cada um dos alimentos perecíveis conta com uma característica distinta na hora de armazenar. As carnes, por exemplo, precisam estar sob refrigeração constante. Por isso, desligar o freezer ou refrigerador durante a noite é uma péssima ideia.

Para as carnes, quanto mais próximo de 0º C, melhor. E peças inteiras duram muito mais, por isso, uma boa ideia é fatiar ou moer as peças de carne somente quando necessário, com pouca antecedência do seu preparo.

As frutas e hortaliças, por sua vez, são melhores consumidas enquanto estão frescas. Para o armazenamento desses alimentos o melhor é controlar as variações de umidade e temperatura de acordo com a sua necessidade.

Temperaturas mais altas aceleram o processo de amadurecimento de frutas e hortaliças. E um exemplar que começa amadurecer, estimula o amadurecimento dos demais. Na prática, uma maçã que começa amadurecer acelera o amadurecimento das maçãs que estão em volta.

Enquanto está fechado, o leite tipo UHT, popularmente chamado de leite da caixinha, pode ser armazenado em local fresco e arejado. Depois de aberto, precisa ser refrigerado e consumido em até três dias.

O mesmo vale para derivados de leite como creme de leite e leite condensado. No entanto, queijos, iogurtes e leites fermentados precisam ser constantemente mantidos nas áreas mais geladas das gôndolas ou dos refrigeradores.

Controlar a higiene do ambiente

Em todo local onde se administra alimentos pode ocorrer a chamada contaminação cruzada, que é a transferência de agentes contaminantes de uma pessoa, um utensílio ou um alimento contaminado para outro alimento. Por isso, é imprescindível o controle da higiene nos ambientes – e isso inclui o asseio das pessoas que transitam e operam os alimentos e a limpeza constante dos utensílios, freezers, refrigeradores, paredes e pisos do local.

Para evitar contaminação cruzada com outros alimentos, também é importante manter as embalagens lacradas. Se necessário, reforce a vedação das peças e pacotes congelados.

Saber armazenar corretamente os alimentos perecíveis é extremamente importante para que eles cheguem com qualidade até a mesa.

Frigorífico Juliatto

Com mais de 50 anos de tradição, o Frigorífico Juliatto oferece uma linha completa de alimentos à base de carne suína, com mais de 80 produtos em seu portfólio. Com critérios rigorosos de segurança e excelência no atendimento ao cliente, o Frigorífico Juliatto é referência no comércio de carne suína.

Para mais informações clique aqui.