A panceta é um corte suíno muito apreciado no Brasil e faz sucesso em muitos restaurantes.

Esse é um corte que está localizado na barriga do porco e que é muito versátil para entrar em diversos tipos de receitas para as mais diferentes ocasiões. No forno, assada, ao molho e a clássica panceta a pururuca são algumas das opções mais comuns na hora de preparar uma deliciosa barriga de porco.

Vale destacar que a panceta, de forma mais precisa, é um corte curado com sal durante um determinado tempo. Isso faz com que ela fique sequinha e os sabores da carne fiquem ainda mais concentrados. Com uma excelente capa de gordura e uma carne deliciosa fica difícil resistir a uma panceta muito bem feita. Veja algumas formas de preparo:

Panceta no forno à pururuca

Essa é uma receita clássica e que não requer muitos ingredientes. O ideal é marinar essa barriga de porco umas doze horas antes do preparo. Além de sal e pimenta, escolha uma base de marinada para agregar mais sabor à peça de carne. O segredo dessa receita será assar a panceta no forno, de forma lenta e por um longo tempo, cerca de duas horas e meia. Depois disso, com uma boa quantidade de óleo quente faz-se a pururuca.

Panceta na brasa

Carne de porco no churrasco também é muito saborosa. A panceta na brasa é uma receita simples e muito gostosa. Sal, pimenta e limão já são temperos mais do que suficientes para essa preparação. O sabor do defumado da carne na brasa é que trará um gosto marcante para essa receita. A dica é escolher uma panceta com uma boa quantidade de gordura, pois isso será necessário para manter a carne suculenta.

Panceta na panela de pressão

A panela de pressão é um utensílio utilizado por toda dona de casal. E ela pode ser a carta na manga para preparar uma barriga de porco suculenta e com um molho incrível. Os ingredientes básicos para essa receita são: azeite; alho; cenoura; salsão; cebola; tomilho; sal; pimenta; e panceta inteira ou até mesmo em cubos.

Panceta agridoce na brasa

Bases agridoces combinam muito bem com carne suína. A dica aqui será uma marinada agridoce feita com mostarda, pimenta-do-reino, suco de limão e mel. É preciso deixar a carne marinando nessa base por uns 30 minutos. Depois é só levar a barriga de porco para assar na brasa e pegar todo aquele gosto maravilhoso de defumado.

Panceta recheada

Essa é outra excelente opção de receita com esse corte suíno. O tempero pode ser composto por pimenta, sal, alho, um pouco de cachaça, tomilho e orégano. O recheio é variado e depende do gosto de quem está preparando. Uma dica infalível é uma combinação de bacon, calabresa e cenoura.

Panceta com tempero dry rub

Uma boa barriga de porco com uma excelente base de temperos secos é uma combinação perfeita. O dry rub pode ser montado com sal, páprica, cominho, cebola desidratada bem como sal desidratado, açúcar mascavo e muita pimenta-do-reino. Todo esse tempero deve ser misturado na carne com um pouco de azeite.

Panceta com shoyu e gengibre

Essa é uma receita com toque mais asiático. E não precisa de muita coisa: panceta cortada em fatias, sal, pimenta e muito gengibre e shoyu. É só deixar esse conjunto marinando por uns 30 minutos e depois assar a carne na brasa até dourar.

A barriga de porco é muito versátil e certamente pode ser uma boa inspiração para uma receita saborosa de almoço de domingo com a família. Além disso, ela vai muito bem em churrascos com a família e amigos. Tudo depende de uma boa mão para os temperos.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto é referência quando o assunto é carne suína de qualidade. A linha completa de alimentos à base de carne suína da rede possui mais de 80 produtos que atendem aos mais rigorosos padrões de higiene. São mais de cinco décadas levando as melhores opções para a família brasileira. Desde cortes para churrasco, almoço em família e passando pelos lanches, o Juliatto oferece o que tem de melhor no mercado.

Para mais informações clique aqui.