Com o sabor marcante, a carne de porco agrada muitos paladares. Diversas pessoas utilizam a carne de porco para fazer assada na churrasqueira ou até mesmo no forno, mas pode ser feita na panela e também apresentar um sabor muito especial.

Mas antes de pensar qual corte escolher, quais temperos utilizar e outras dicas, o consumidor tem que saber que a carne tem que ser bem escolhida – uma peça de boa procedência, com aroma suave e coloração rosada, é o ideal para qualquer prato.

Confira abaixo algumas dicas para preparar a carne de porco na panela:

Cortes preferidos

Os cortes mais saborosos na panela são o lombo, a chuleta de porco e o pernil, pois essas peças tem a gordura na medida certa. O modo de fazer é opcional: pode ser cozido em pedaços, medalhões ou até mesmo utilizar a peça inteira. A carne pode ser refogada, como estrogonofe, acebolada, entre outras variedades.

Temperos

A carne de porco deve ser preparada com algumas horas de antecedência para que pegue bem o sabor dos temperos. Uma das combinações perfeitas com a carne de porco é o alho. Ele deixa a carne mais perfumada e com um toque de sabor incrível. Além do Alho, outros ingredientes podem e devem acentuar o sabor da carne, entre eles estão o azeite, que deixa a carne de porco mais macia.

À gosto, é possível temperar com sal e pimenta-do-reino (preta, branca ou verde). O alecrim, limão e páprica também podem fazer parte dos temperos para ressaltar o sabor da carne.

Depois de temperar a carne, é preciso deixá-la descansar por, pelo menos, duas horas. Se preferir pode temperar de véspera, assim, a carne absorve bem o sabor.

Tempo de preparo

Depois de escolher a melhor combinação de temperos, é hora de colocar a carne na panela. Sempre comece mais cedo o almoço quando for cozinhar o porco, pois essa carne precisa ser bem cozida – pelo menos uma hora na panela. Para saber se está pronta, verifique se algum líquido está saindo da carne – se sim, ele deve ser transparente. Doure bem, depois finalize o seu prato.

Para agilizar seu trabalho, uma ideia é utilizar a panela de pressão, assim o tempo reduz e a carne fica pronta mais rápida.

Molhos

Os molhos que acompanham bem a carne de porco são os molhos agridoce e adocicados como barbecue e à base de frutas (limão, laranja, abacaxi). O molho de vinho tinto seco também pode ser um bom acompanhamento.

Acompanhamentos

A carne de porco é uma carne saborosa e gosto marcante, por isso pede um acompanhamento suave e aveludado, como molhos, purês. No entanto, as peças suínas combinam também com saladas de repolho e cenoura, arroz, cuscuz marroquino, farofas, salada de batatas, entre outros acompanhamentos.

Conheça o Frigorífico Juliatto

Na hora de escolher uma carne de porco de boa procedência, com cortes selecionados, escolha o Frigorífico Juliatto. São mais de 50 anos de história e dedicação aos clientes.

Saiba mais sobre as linhas de produtos aqui.